O JORNAL ESCOLAR COMO MEIO DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM TURMAS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61460 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 500 "inscrito_id" => 8259 "titulo" => "O JORNAL ESCOLAR COMO MEIO DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM TURMAS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A PRODUÇÃO TEXTUAL EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, MUITAS VEZES, OCORRE DE FORMA MECÂNICA E SEM PROPÓSITO. POR ISSO, É PRECISO BUSCAR METODOLOGIAS QUE COLOQUEM O ALUNO COMO PROTAGONISTA DO PRÓPRIO APRENDIZADO. APOIADO POR AUTORES COMO ANTUNES E MARCUSCHI, ESTE ESTUDO ABORDA O USO DO JORNAL ESCOLAR COMO MEIO DE INCENTIVAR A LEITURA E A ESCRITA DE ALUNOS EM DUAS TURMAS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, DE FORMA SIGNIFICATIVA. PARA ISSO, OS ALUNOS FORAM APRESENTADOS A GÊNEROS JORNALÍSTICOS – NOTÍCIA, REPORTAGEM, RESENHA E EDITORIAL – POR MEIO DE AULAS DIALOGADAS E CONTATO COM TEXTOS DOS RESPECTIVOS GÊNEROS, LERAM E ANALISARAM UM JORNAL DE CIRCULAÇÃO ESTADUAL E PRODUZIRAM OS SEUS PRÓPRIOS TEXTOS JORNALÍSTICOS. COM BASE NO MATERIAL PRODUZIDO E NAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS DURANTE AS AULAS, PERCEBEU-SE BASTANTE ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS COM O TRABALHO, ALÉM DA DEMONSTRAÇÃO DE CONSCIÊNCIA EM RELAÇÃO AOS PROBLEMAS RELACIONADOS À ESCOLA E COMUNIDADE COMO, VIOLÊNCIA, VANDALISMO E GRAVIDEZ PRECOCE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "JORNAL ESCOLAR, LÍNGUA PORTUGUESA, LER, ESCREVER, ESCREVER" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID8259_11072019100504.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ALEXANDRE NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE" "autor_email" => "xandfsa19@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61460 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 500 "inscrito_id" => 8259 "titulo" => "O JORNAL ESCOLAR COMO MEIO DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM TURMAS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A PRODUÇÃO TEXTUAL EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, MUITAS VEZES, OCORRE DE FORMA MECÂNICA E SEM PROPÓSITO. POR ISSO, É PRECISO BUSCAR METODOLOGIAS QUE COLOQUEM O ALUNO COMO PROTAGONISTA DO PRÓPRIO APRENDIZADO. APOIADO POR AUTORES COMO ANTUNES E MARCUSCHI, ESTE ESTUDO ABORDA O USO DO JORNAL ESCOLAR COMO MEIO DE INCENTIVAR A LEITURA E A ESCRITA DE ALUNOS EM DUAS TURMAS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, DE FORMA SIGNIFICATIVA. PARA ISSO, OS ALUNOS FORAM APRESENTADOS A GÊNEROS JORNALÍSTICOS – NOTÍCIA, REPORTAGEM, RESENHA E EDITORIAL – POR MEIO DE AULAS DIALOGADAS E CONTATO COM TEXTOS DOS RESPECTIVOS GÊNEROS, LERAM E ANALISARAM UM JORNAL DE CIRCULAÇÃO ESTADUAL E PRODUZIRAM OS SEUS PRÓPRIOS TEXTOS JORNALÍSTICOS. COM BASE NO MATERIAL PRODUZIDO E NAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS DURANTE AS AULAS, PERCEBEU-SE BASTANTE ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS COM O TRABALHO, ALÉM DA DEMONSTRAÇÃO DE CONSCIÊNCIA EM RELAÇÃO AOS PROBLEMAS RELACIONADOS À ESCOLA E COMUNIDADE COMO, VIOLÊNCIA, VANDALISMO E GRAVIDEZ PRECOCE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "JORNAL ESCOLAR, LÍNGUA PORTUGUESA, LER, ESCREVER, ESCREVER" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID8259_11072019100504.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ALEXANDRE NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE" "autor_email" => "xandfsa19@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }