RODRIGUES, Tuane Mena. O professor frente à depressão infantil no ambiente escolar. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61610>. Acesso em: 22/11/2024 19:19
CONHECIDA COMO O MAL DO SÉCULO, A DEPRESSÃO TEM ATINGIDO PESSOAS DE TODAS AS IDADES, INCLUSIVE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. O PRESENTE TRABALHO EXPÕE A DEPRESSÃO, SEUS NÍVEIS E OS SINTOMAS QUE PODEM SER APRESENTADOS NAS CRIANÇAS E SUAS FAIXAS ETÁRIAS, E DE QUE MODO SE DESENVOLVEM, PARA ASSIM, PROMOVER UM MAIOR ENTENDIMENTO SOBRE COMO RECONHECER ESSES ASPECTOS DENTRO E FORA DA ESCOLA. ALÉM DISSO, TAMBÉM SÃO APONTADOS NOS ESTUDOS OUTROS TRANSTORNOS, COMO OS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE, BEM COMO AS TENDÊNCIAS SUICIDAS, QUE PODEM SE MANIFESTAR TAMBÉM EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES. SENDO ASSIM, A ESCOLA TEM UM PAPEL IMPRESCINDÍVEL PARA O INÍCIO DE UM POSSÍVEL DIAGNÓSTICO, POIS É ALI QUE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PASSAM GRANDE PARTE DO SEU TEMPO, POSSIBILITANDO AOS PROFESSORES UMA MELHOR OBSERVAÇÃO DOS JOVENS, E AO NOTAR ATITUDES INCOMUNS EM CERTOS ALUNOS, ENCAMINHA-LOS A UM PROFISSIONAL ADEQUADO, UMA VEZ QUE NÃO CABE AO EDUCADOR DIAGNOSTICAR. DESSE MODO, SERÁ EXPOSTO COMO A ESCOLA, JUNTAMENTE COM O DOCENTE DEVEM SE ADAPTAR E ADICIONAR ATIVIDADES QUE INCLUAM ESSES ALUNOS, DE MANEIRA QUE POSSAM AJUDÁ-LOS A ENFRENTAR A DEPRESSÃO, TRABALHANDO ASPECTOS COMO A COMUNICAÇÃO, MELHORIA DA RELAÇÃO COM OS COLEGAS E EMPENHANDO-SE EM MOSTRAR QUE ELES SÃO ÚTEIS E COMPETENTES, CONFERINDO-LHES CONFIANÇA DIANTE DE PROCESSOS EDUCATIVOS CAPAZES DE ESTREITAR ESSAS PRÁTICAS COM AS VIVÊNCIAS EXTERNAS À ESCOLA.