OS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, DENTRO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, CONFIGURAM-SE IMPORTANTE MEIO DE EFETIVAÇÃO DO PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO. ESSES PROJETOS TÊM O PROPÓSITO DE APROXIMAR O DISCENTE DAS ATIVIDADES DO MAGISTÉRIO, DE MODO A CONTRIBUIR COM SEU AMADURECIMENTO ACADÊMICO AO LHE PERMITIR O APROFUNDAMENTO EM UMA ÁREA ESPECÍFICA DE SUA GRADUAÇÃO, MEDIANTE A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES TEÓRICAS E PRÁTICAS. ASSIM, AS IES, EM REGRA, POSSUEM, O PROGRAMA DE MONITORIA DESTINADO A TODOS OS SEUS CURSOS DE GRADUAÇÃO COM O PROPÓSITO DE PROPORCIONAR AO SEU CORPO DISCENTE A EXPERIÊNCIA COM AS ATIVIDADES DOCENTES. A PRESENTE PESQUISA, NO ENTANTO, VOLTA-SE, PARTICULARMENTE, PARA O CURSO DE DIREITO EM DETERMINADA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PARTICULAR LOCALIZADA NA CIDADE DE FORTALEZA/CE, JÁ QUE AS AUTORAS PERTENCEM, TANTO AO COPO DOCENTE, COMO O DISCENTE DA REFERIDA INSTITUIÇÃO. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI IDENTIFICAR, JUNTOS AOS ALUNOS/MONITORES QUE PARTICIPARAM DO PROGRAMA (2018-2019), QUAIS DELES, APÓS A EXPERIÊNCIA, VISLUMBRAM O MAGISTÉRIO COMO CARREIRA PROFISSIONAL. EIS UMA REFLEXÃO IMPORTANTE, NA MEDIDA EM QUE GRANDE MAIORIA DOS ACADÊMICOS ALMEJAM A ADVOCACIA, BEM COMO OS CONCURSOS PÚBLICOS PARA O EXERCÍCIO DA CARREIRA PROFISSIONAL. A METODOLOGIA UTILIZADA CONSISTIU EM UM ESTUDO EXPLORATÓRIO POR MEIO DE PESQUISA EMPÍRICA, COM APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ONLINE SEMIESTRUTURADO QUE PERMITIU, A PARTIR DOS DADOS COLETADOS, COMPREENDER O IMPACTO DA EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, BEM COMO A SUA REPERCUSSÃO NA VIDA ACADÊMICA E PROFISSIONAL DO GRADUANDO DO CURSO DE DIREITO.