O USO DE QUESTIONÁRIOS NO ENSINO DE BIOLOGIA COMO INSTRUMENTAL AVALIATIVO DA APRENDIZAGEM: REFLEXÕES INICIAIS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61750 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2736 "inscrito_id" => 11064 "titulo" => "O USO DE QUESTIONÁRIOS NO ENSINO DE BIOLOGIA COMO INSTRUMENTAL AVALIATIVO DA APRENDIZAGEM: REFLEXÕES INICIAIS" "resumo" => "DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS CURSOS DE LICENCIATURA, É POSSÍVEL SE DEPARAR COM DIFERENTES FORMAS DE AVALIAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR O USO DE QUESTIONÁRIOS COMO MÉTODO DE AVALIAR O APRENDIZADO DE BIOLOGIA EM ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. PARA ISSO, UM GRUPO DE BOLSISTAS DO PIBID ATUANDO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL REALIZOU A APLICAÇÃO DE TRÊS QUESTIONÁRIOS, VERSANDO SOBRE DIFERENTES ASSUNTOS DE BIOLOGIA, APLICADOS CONFORME CADA TEMÁTICA ERA MINISTRADA EM SALA. AS APLICAÇÕES FORAM REALIZADAS PARA DUPLAS OU TRIOS DE ALUNOS DE 1° E 2° ANO DO ENSINO MÉDIO. OS QUESTIONÁRIOS CONTINHAM DE 5 A 10 QUESTÕES, E VARIAVAM ENTRE QUESTÕES ESTRUTURADAS E DE LIVRE RESPOSTA. APÓS A APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS E ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS, CONSTATOU-SE UM ALTO ÍNDICE DE QUESTÕES ASSERTIVAS EM AMBAS AS TURMAS, MOSTRANDO A EFICIÊNCIA DO USO DE QUESTIONÁRIOS COMO MÉTODO AVALIATIVO. SE FAZ NECESSÁRIO, AINDA, UM CONTÍNUO ESTUDO DO USO DESSE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, ENSINO, BIOLOGIA, BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID11064_27082019145830.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÔNICA RODRIGUES OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MÔNICA RODRIGUES" "autor_email" => "monicarodriguesct@gmail.c" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61750 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2736 "inscrito_id" => 11064 "titulo" => "O USO DE QUESTIONÁRIOS NO ENSINO DE BIOLOGIA COMO INSTRUMENTAL AVALIATIVO DA APRENDIZAGEM: REFLEXÕES INICIAIS" "resumo" => "DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS CURSOS DE LICENCIATURA, É POSSÍVEL SE DEPARAR COM DIFERENTES FORMAS DE AVALIAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR O USO DE QUESTIONÁRIOS COMO MÉTODO DE AVALIAR O APRENDIZADO DE BIOLOGIA EM ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. PARA ISSO, UM GRUPO DE BOLSISTAS DO PIBID ATUANDO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL REALIZOU A APLICAÇÃO DE TRÊS QUESTIONÁRIOS, VERSANDO SOBRE DIFERENTES ASSUNTOS DE BIOLOGIA, APLICADOS CONFORME CADA TEMÁTICA ERA MINISTRADA EM SALA. AS APLICAÇÕES FORAM REALIZADAS PARA DUPLAS OU TRIOS DE ALUNOS DE 1° E 2° ANO DO ENSINO MÉDIO. OS QUESTIONÁRIOS CONTINHAM DE 5 A 10 QUESTÕES, E VARIAVAM ENTRE QUESTÕES ESTRUTURADAS E DE LIVRE RESPOSTA. APÓS A APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS E ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS, CONSTATOU-SE UM ALTO ÍNDICE DE QUESTÕES ASSERTIVAS EM AMBAS AS TURMAS, MOSTRANDO A EFICIÊNCIA DO USO DE QUESTIONÁRIOS COMO MÉTODO AVALIATIVO. SE FAZ NECESSÁRIO, AINDA, UM CONTÍNUO ESTUDO DO USO DESSE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, ENSINO, BIOLOGIA, BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID11064_27082019145830.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÔNICA RODRIGUES OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MÔNICA RODRIGUES" "autor_email" => "monicarodriguesct@gmail.c" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }