Este trabalho teve como objetivo analisar a importÂncia da ferramenta Scratch como uma metodologia no processo de aprendizagem com alunos do ensino fundamental do 9 ano da Escola Estadual IndÍgena Riachuelo. Utilizamos a pesquisa aÇÃo no sentido de fazer
analise reflexiva acerca de como se desenvolve o processo de ensino/aprendizagem com a utilizaÇÃo das ferramentas educacionais. Como metodologia lÚdica na educaÇÃo, onde o professor utiliza uma aplicaÇÃo para ensinar a fala e escrita na lÍngua Materna Wapichana e
suas importÂncias da cultura indÍgena, na construÇÃo de animaÇÕes, personagens e historinhas educativas exercitando o uso da lÍngua IndÍgena Wapichana. No decorrer do trabalho, os alunos desenvolveram atividades pedagÓgicas onde utilizaram os recursos da ferramenta
Scratch, para produzir histÓrias que envolvam a sua regiÃo e sua cultura indÍgena, atividade agrÍcola e fotos de paisagens naturais ao redor da escola, oriundas de sua comunidade. Com o auxÍlio da ferramenta o aluno conseguiu assimilar melhor o conteÚdo proposto, comparando os erros e acertos com os demais colegas e com a orientaÇÃo do professor/mediador, e podendo ajustar sua histÓria de acordo com o contexto da disciplina da LÍngua Materna Wapichana.