O USO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA COMO UMA FERRAMENTA NO ENSINO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61780 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 393 "inscrito_id" => 2249 "titulo" => "O USO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA COMO UMA FERRAMENTA NO ENSINO" "resumo" => "ESSE TRABALHO FOI FEITO POR MEIO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA COM ESTUDO DE CASO, COM OBJETIVO LEVANTAR INFORMAÇÕES SOBRE O ESTADO ATUAL DOS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO DO MÉDIO SERTÃO MARANHENSE, PARA A PARTIR DESTAS INFORMAÇÕES PROJETAR AÇÕES FORMATIVAS PARA UTILIZAÇÃO DESSES RECURSOS. O ENSINO DE CIÊNCIAS VIA LABORATÓRIO PODE SER ABORDADO COMO INSTRUMENTO PARA CONTRAPOR ESTA CONCEPÇÃO, PARA TANTO, ESTABELECER A RACIONALIDADE QUE PERMEIA O ENSINO DE CIÊNCIAS VIA LABORATÓRIO EDUCACIONAL SERIA UM PASSO INICIAL EM BUSCA DE PROPOR NOVAS METODOLOGIAS COM BASE NA TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE. AS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NESTA PERSPECTIVA FOGEM À CONCEPÇÃO DE LABORATÓRIO COMO ESPAÇO PARA A COMPROVAÇÃO DE TEORIAS E CONCEBEM A EXPERIMENTAÇÃO COMO UM ELEMENTO CONSTITUTIVO DA CULTURA CIENTÍFICA. ESTES ELEMENTOS COMPÕEM AS DISCUSSÕES QUE BUSCAREMOS REALIZAR NO PRESENTE TRABALHO, ONDE O LABORATÓRIO SE TORNA UMA PONTE PARA HAVER MAIS INTERAÇÃO ENTRE OS INDIVÍDUOS ENVOLVIDA NA EDUCAÇÃO AJUDANDO NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL, QUE LEVA OS DISCENTES A FAZEREM TROCA DE EXPERIÊNCIA, FORA E DENTRO DA ESCOLA, ONDE O ESPIRITO DA COLETIVIDADE É DESENVOLVIDO. O USO DO MESMO É MUITO SIGNIFICANTE, ONDE AJUDA OS DISCENTES A FAZEREM TROCA DE EXPERIÊNCIA, FORA E DENTRO DA ESCOLA" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA, ENSINO APRENDIZAGEM, DOCENTE, ENSINO EXPERIMENTAL, ENSINO EXPERIMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID2249_18062019113118.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JARDEL LIMA GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "JARDEL GUIMARÃES" "autor_email" => "jardel.lima.sjj@gmail.com" "autor_ies" => "IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61780 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 393 "inscrito_id" => 2249 "titulo" => "O USO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA COMO UMA FERRAMENTA NO ENSINO" "resumo" => "ESSE TRABALHO FOI FEITO POR MEIO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA COM ESTUDO DE CASO, COM OBJETIVO LEVANTAR INFORMAÇÕES SOBRE O ESTADO ATUAL DOS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO DO MÉDIO SERTÃO MARANHENSE, PARA A PARTIR DESTAS INFORMAÇÕES PROJETAR AÇÕES FORMATIVAS PARA UTILIZAÇÃO DESSES RECURSOS. O ENSINO DE CIÊNCIAS VIA LABORATÓRIO PODE SER ABORDADO COMO INSTRUMENTO PARA CONTRAPOR ESTA CONCEPÇÃO, PARA TANTO, ESTABELECER A RACIONALIDADE QUE PERMEIA O ENSINO DE CIÊNCIAS VIA LABORATÓRIO EDUCACIONAL SERIA UM PASSO INICIAL EM BUSCA DE PROPOR NOVAS METODOLOGIAS COM BASE NA TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE. AS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NESTA PERSPECTIVA FOGEM À CONCEPÇÃO DE LABORATÓRIO COMO ESPAÇO PARA A COMPROVAÇÃO DE TEORIAS E CONCEBEM A EXPERIMENTAÇÃO COMO UM ELEMENTO CONSTITUTIVO DA CULTURA CIENTÍFICA. ESTES ELEMENTOS COMPÕEM AS DISCUSSÕES QUE BUSCAREMOS REALIZAR NO PRESENTE TRABALHO, ONDE O LABORATÓRIO SE TORNA UMA PONTE PARA HAVER MAIS INTERAÇÃO ENTRE OS INDIVÍDUOS ENVOLVIDA NA EDUCAÇÃO AJUDANDO NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL, QUE LEVA OS DISCENTES A FAZEREM TROCA DE EXPERIÊNCIA, FORA E DENTRO DA ESCOLA, ONDE O ESPIRITO DA COLETIVIDADE É DESENVOLVIDO. O USO DO MESMO É MUITO SIGNIFICANTE, ONDE AJUDA OS DISCENTES A FAZEREM TROCA DE EXPERIÊNCIA, FORA E DENTRO DA ESCOLA" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA, ENSINO APRENDIZAGEM, DOCENTE, ENSINO EXPERIMENTAL, ENSINO EXPERIMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID2249_18062019113118.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JARDEL LIMA GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "JARDEL GUIMARÃES" "autor_email" => "jardel.lima.sjj@gmail.com" "autor_ies" => "IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }