ESSE TRABALHO, DO TIPO EXPLORATÓRIO PROPÔS UMA METODOLOGIA DINÂMICA, E DE LINGUAGEM SIMPLES E TENDO COMO OBJETIVO A UTILIZAÇÃO DO ORIGAMI COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA MATEMÁTICA. A ATIVIDADE DESENVOLVIDA ENFATIZOU CONCEITOS GEOMÉTRICOS USANDO A ARTE EM PROL DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, ESTIMULANDO OS EDUCANDOS A AMPLIFICAR SUAS HABILIDADES ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE ORIGAMIS, INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR X ALUNO E ALUNO X ALUNO, REALIZADA NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - IFMA, PARA ALUNOS DA GRADUAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA. TENDO EM VISTA AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS QUE UMA METODOLOGIA PRÁTICA PODE CONTRIBUIR PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO COGNITIVOS DOS ALUNOS, SEM DEIXAR DE LADO AS PARTICULARIDADES DE CADA DISCENTE. ATIVIDADE ESSA DIVIDIDA EM TRÊS ETAPAS, SENDO ELAS: APRESENTAÇÃO DA HISTORICIDADE DO ORIGAMI, A CONSTRUÇÃO DO QUADRADO E POR FIM, A ELABORAÇÃO DO HEXAEDRO, RESSALTANDO OS CONCEITOS BÁSICOS DE GEOMETRIA