É DE FATO QUE O ENSINO NO BRASIL, VEM SOFRENDO COM AS DIVERSAS MUDANÇAS NO PARADIGMA DO SISTEMA EDUCACIONAL, ASSIM QUANDO SÃO REPASSADOS CONTEÚDOS AOS ESTUDANTES, OS MESMO DEMONSTRAM CERTA DIFICULDADE NA COMPREENSÃO DOS ASSUNTOS, NESSE SENTIDO OS JOGOS DIDÁTICOS SURGEM COMO FERRAMENTAS DINÂMICAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. OBJETIVOU-SE DEMONSTRAR QUE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO O JOGO DE TABULEIRO SÃO IMPORTANTES INSTRUMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS E AUXILIAM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DESSE MODO FOI REALIZADO A APLICAÇÃO DO JOGO DE TABULEIRO QUE ABORDAVA OS CONTEÚDOS DE PROTOZOÁRIOS E ALGAS, O MESMO ACONTECEU A PARTIR DE UMA INTERAÇÃO ENTRE AS TURMAS DE 2º ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL CETI LIMA REBELO. ASSIM, FOI PERCEPTÍVEL QUE A DINÂMICA ENTRE AS TURMAS PROPORCIONOU UM SENSO DE INTEGRAÇÃO EM BUSCA DA VITÓRIA, REGISTROU-SE UMA PLENA INTERAÇÃO ENTRE OS INTEGRANTES DE CADA EQUIPE, QUE DISCUTIAM ENTRE SI E CHEGAVAM A UMA RESPOSTA CONSENSO À MEDIDA QUE AS PERGUNTAS ERAM LANÇADAS, ENTRE OS MESMOS A RESPEITO DO CONTEÚDO DO JOGO. DESSE MODO, TAL ATIVIDADE PROPORCIONOU O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA NO ÂMBITO EDUCACIONAL, SENDO NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES, EM QUE AS ATIVIDADES DE CUNHO LÚDICO FAVORECEM ESSE CONTATO ALUNO, PROFESSOR E ESCOLA, EVIDENCIANDO O DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO NA SUA VIDA ESCOLAR.