AS NOVAS TECNOLOGIAS SÃO, HOJE, RECURSOS QUE VIABILIZAM O TRABALHO DO PROFESSOR E INCITA O ALUNO A APRENDER COM ELAS, DESSA FORMA, ESTE ARTIGO PROCURA APRESENTAR UM ESTUDO SOBRE A INCLUSÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NAS ATIVIDADES CURRICULARES DE LÍNGUA PORTUGUESA DE TURMAS DO QUINTO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM CALDAS NOVAS, GOIÁS. A ABORDAGEM UTILIZADA FOI A QUALITATIVA E A METODOLOGIA PARTIU PARA A PESQUISA-AÇÃO. COMO PRIMEIRO PASSO, REALIZOU-SE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE ESSAS TECNOLOGIAS, OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E SUA RELAÇÃO A SER APLICADA NO CURRÍCULO ESCOLAR. COMO PARTICIPANTES DA PESQUISA TIVERAM-SE: UM PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL E QUE ATUA EM TURMAS DO QUINTO ANO E 30 DE SEUS ALUNOS. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM OS ALUNOS, E A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DO PROFESSOR; AS INFORMAÇÕES PERMITIRAM CONHECER OS FATORES QUE AFETAM A INCLUSÃO E ACEITAÇÃO DESSAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO PERMITE AMPLIAR O ACESSO AO CONHECIMENTO PARA ALUNOS E PROFESSORES. CONCLUI-SE QUE A INFRAESTRUTURA CORRETA, A PREPARAÇÃO DE MATERIAIS E O TREINAMENTO PARA UMA IMPLEMENTAÇÃO BEM-SUCEDIDA SÃO NECESSÁRIOS.