OBRIGATORIEDADE DO ENSINO SOBRE HISTÓRIA E CULTURA
AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA E O ENSINO DE
CIÊNCIAS E BIOLOGIA: AS PESQUISAS ACADÊMICAS NAS
EDIÇÕES DO EREBIO REGIONAL II
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61808 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5726 "inscrito_id" => 15031 "titulo" => """ OBRIGATORIEDADE DO ENSINO SOBRE HISTÓRIA E CULTURA\r\n AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA E O ENSINO DE\r\n CIÊNCIAS E BIOLOGIA: AS PESQUISAS ACADÊMICAS NAS\r\n EDIÇÕES DO EREBIO REGIONAL II """ "resumo" => "ESTE TRABALHO TRAZ RESULTADOS PARCIAIS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ANDAMENTO “AS PESQUISAS ACADÊMICAS BRASILEIRAS E A OBRIGATORIEDADE DE ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA” QUE VISA REALIZAR ANÁLISES QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS DAS PRODUÇÕES QUE OCORRERAM EM EVENTOS ACADÊMICOS VOLTADOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM ÂMBITO NACIONAL COM O OBJETIVO DE DEMONSTRAR QUAL TEM SIDO O FOCO DAS PESQUISAS ATUAIS SOBRE A TEMÁTICA. A PARTIR DESSES LEVANTAMENTOS, SE TORNA VIÁVEL TER UMA BASE PARA NOVAS PESQUISAS FOCANDO NAS LACUNAS QUE FOREM EVIDENCIADAS E CATALOGAR TRABALHOS EXISTENTES PARA AJUDAR PROFISSIONAIS QUE QUEIRAM TRABALHAR COM A TEMÁTICA EM SALA DE AULA. O EVENTO UTILIZADO ATÉ O PRESENTE MOMENTO NESTE TRABALHO FOI O ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA REGIONAL II. FORAM ANALISADAS 8 EDIÇÕES (2001-2017) E ENCONTRADOS APENAS 25 TRABALHOS QUE ABORDAM EXPLICITAMENTE AS LEIS 10.639/03 E 11.645/08 COM MULTICULTURALISMO ABARCANDO A CULTURA INDÍGENA E AFRICANA DEMONSTRANDO A ESCASSEZ DA ABORDAGEM EM EVENTOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA. MUITOS TRABALHOS FOCARAM NA ABORDAGEM SOBRE PLANTAS MEDICINAIS E SABERES POPULARES, TRAZENDO A CONTRIBUIÇÃO DESTES SABERES PARA A CIÊNCIA, OUTROS ABORDARAM A PROBLEMÁTICA DA UTILIZAÇÃO DO CONCEITO DE RAÇA NO PASSADO E AS PRÁTICAS EUGENISTAS QUE SUCEDERAM DISSO. É IMPORTANTE SALIENTAR QUE APESAR DE MUITOS TRABALHOS NÃO FOCAREM NA PRÁTICA DOCENTE COMO INSTRUMENTO NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, REFORÇAM A EXISTÊNCIA DE UM PLURALISMO EPISTEMOLÓGICO E A CONTRIBUIÇÃO DE SABERES TRADICIONAIS PARA A CIÊNCIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "LEI 10.639/03, LEI 11.645/08, RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA6_ID15031_03102019211724.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ SILVA" "autor_email" => "beatrizsouza15@gmail.com" "autor_ies" => "UERJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61808 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5726 "inscrito_id" => 15031 "titulo" => """ OBRIGATORIEDADE DO ENSINO SOBRE HISTÓRIA E CULTURA\r\n AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA E O ENSINO DE\r\n CIÊNCIAS E BIOLOGIA: AS PESQUISAS ACADÊMICAS NAS\r\n EDIÇÕES DO EREBIO REGIONAL II """ "resumo" => "ESTE TRABALHO TRAZ RESULTADOS PARCIAIS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ANDAMENTO “AS PESQUISAS ACADÊMICAS BRASILEIRAS E A OBRIGATORIEDADE DE ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA” QUE VISA REALIZAR ANÁLISES QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS DAS PRODUÇÕES QUE OCORRERAM EM EVENTOS ACADÊMICOS VOLTADOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM ÂMBITO NACIONAL COM O OBJETIVO DE DEMONSTRAR QUAL TEM SIDO O FOCO DAS PESQUISAS ATUAIS SOBRE A TEMÁTICA. A PARTIR DESSES LEVANTAMENTOS, SE TORNA VIÁVEL TER UMA BASE PARA NOVAS PESQUISAS FOCANDO NAS LACUNAS QUE FOREM EVIDENCIADAS E CATALOGAR TRABALHOS EXISTENTES PARA AJUDAR PROFISSIONAIS QUE QUEIRAM TRABALHAR COM A TEMÁTICA EM SALA DE AULA. O EVENTO UTILIZADO ATÉ O PRESENTE MOMENTO NESTE TRABALHO FOI O ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA REGIONAL II. FORAM ANALISADAS 8 EDIÇÕES (2001-2017) E ENCONTRADOS APENAS 25 TRABALHOS QUE ABORDAM EXPLICITAMENTE AS LEIS 10.639/03 E 11.645/08 COM MULTICULTURALISMO ABARCANDO A CULTURA INDÍGENA E AFRICANA DEMONSTRANDO A ESCASSEZ DA ABORDAGEM EM EVENTOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA. MUITOS TRABALHOS FOCARAM NA ABORDAGEM SOBRE PLANTAS MEDICINAIS E SABERES POPULARES, TRAZENDO A CONTRIBUIÇÃO DESTES SABERES PARA A CIÊNCIA, OUTROS ABORDARAM A PROBLEMÁTICA DA UTILIZAÇÃO DO CONCEITO DE RAÇA NO PASSADO E AS PRÁTICAS EUGENISTAS QUE SUCEDERAM DISSO. É IMPORTANTE SALIENTAR QUE APESAR DE MUITOS TRABALHOS NÃO FOCAREM NA PRÁTICA DOCENTE COMO INSTRUMENTO NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, REFORÇAM A EXISTÊNCIA DE UM PLURALISMO EPISTEMOLÓGICO E A CONTRIBUIÇÃO DE SABERES TRADICIONAIS PARA A CIÊNCIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "LEI 10.639/03, LEI 11.645/08, RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA6_ID15031_03102019211724.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ SILVA" "autor_email" => "beatrizsouza15@gmail.com" "autor_ies" => "UERJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }