ESTE PROJETO PRETENDE OBSERVAR E ANALISAR A VIDA ACADÊMICA, FAMILIAR E SOCIAL DOS ALUNOS AFIM DE TRAÇAR UM PERFIL E ENCONTRAR FATORES QUE PODEM ESTAR PREJUDICANDO O ESTUDO DOS DISCENTES. PARA A REALIZAÇÃO DESSE PROJETO FOI UTILIZADO A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ONLINE E ANÔNIMO NO GOOGLE DOCS QUE CONSISTIA DE 35 PERGUNTAS, ONDE FOI PRODUZIDO COM BASE NO QUE OBSERVAMOS DENTRO DO CAMPUS E PELO CONHECIMENTO PRÉVIO DA VIDA DE UM ESTUDANTE. A ESCOLHA DOS RESPONDENTES FOI DE MANEIRA ALEATÓRIA E SEM DISTINÇÃO PARA QUEM QUISESSE RESPONDER, CONTANTO QUE ESTIVESSE MATRICULADO EM ALGUM CURSO SENDO ESTE TÉCNICO OU SUPERIOR DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO. FIZEMOS UM CÁLCULO AMOSTRAL PARA SABER O QUANTO DE DADOS ERAM ESSENCIAIS PARA A ANÁLISE, ONDE OBTIVEMOS 146. O OBJETIVO DESSE PROJETO FOI ALCANÇADO, TRAÇAMOS UM PERFIL, OBSERVAMOS ALGUNS PONTOS QUE PODERIAM ESTAR PREJUDICANDO A EDUCAÇÃO DOS ALUNOS E COM OS RESULTADOS OBTIDOS BUSCAREMOS REALIZAR ATITUDES PARA MELHORIA DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFCE CAMPUS PARACURU. OUTROS RESULTADOS APURADOS QUE SÃO RELEVANTES: O NÚMERO DE MULHERES FOI DE 60,3%; DO TOTAL DE RESPONDENTES 34,24% SOFREM COM ANSIEDADE; INFELIZMENTE MAIS DA METADE (52,73%) PENSARAM QUE A VIDA NÃO VALE A PENA; 42,46% DOS ESTUDANTES ALEGAM DIFICULDADE COM A METODOLOGIA DOS PROFESSORES, ENTRE OUTROS ASPECTOS. ESSE TRABALHO NÃO NECESSARIAMENTE ESTÁ CONCLUÍDO, POIS PODEMOS PROSSEGUIR COM OUTRAS PESQUISAS MAIS APROFUNDAS DENTRO DESSE ESTUDO. TODAVIA, DEMOS ESSE PROJETO POR CONCLUÍDO.