As metodologias de ensino sÃo importantes subsÍdios para a prÁtica docente, visto que se objetiva cada vez mais uma aprendizagem eficaz. O lÚdico entra nesse processo como uma forma prazerosa de aprender e ensinar. Com base nisso o presente trabalho, de carÁter quali-quantitativo, teve como objetivo investigar potencialidades do uso do origami como recurso metodolÓgico ao ensino de geometria plana no 9º ano. A pesquisa-aÇÃo envolveu 26 alunos do 9º ano de uma escola da rede pÚblica estadual situada no municÍpio de RegeneraÇÃo – PI. O estudo utilizou-se de observaÇÃo e questionÁrios, diagnÓstico e prognÓstico, para analisar a eficÁcia das dobraduras como recurso didÁtico. Com os resultados satisfatÓrios da pesquisa foi possÍvel constatar que o origami pode ser usado como uma ferramenta metodolÓgica para auxiliar nas aulas de geometria e minimizar assim as dificuldades existentes nessa Área. AlÉm de ter se mostrado como facilitador de aprendizagem foi possÍvel ainda perceber como os alunos se revelaram motivados com essa forma lÚdica de aprender matemÁtica.