ESTE ARTIGO APRESENTA UM RECORTE DA PESQUISA DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. O ESTUDO FOI FEITO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DO INTERIOR CEARENSE, COM O OBJETIVO DE VERIFICAR COMO TEM OCORRIDO A APROPRIAÇÃO E O USO DOS RESULTADOS DO SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ (SPAECE) PELOS PROFESSORES E O NÚCLEO GESTOR. ESSA ESCOLA TEM APRESENTADO ÍNDICES ELEVADOS DE REPROVAÇÃO NAS TURMAS DE 1º ANO, DEVIDO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, CAUSADAS PELA DEFASAGEM EM CONHECIMENTOS BÁSICOS DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA. NESSE CONTEXTO, OS RESULTADOS INDIVIDUAIS DO SPAECE DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL FORNECEM INFORMAÇÕES SOBRE OS NÍVEIS DE PROFICIÊNCIA DESSES ALUNOS, PODENDO SUBSIDIAR A GESTÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA E CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. AS DISCUSSÕES DESENVOLVIDAS FUNDAMENTARAM-SE EM AUTORES QUE ABORDAM O PAPEL DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NA CONSTRUÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, TAIS COMO: BLASIS (2013), BONAMINO E SOUSA (2012), BROOKE E CUNHA (2011), MACHADO E ALAVARSE (2014), DENTRE OUTROS. A PESQUISA É UM ESTUDO DE CASO DE ABORDAGEM QUALITATIVA, E OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, APLICADAS A MEMBROS DO NÚCLEO GESTOR E PROFESSORES DA ESCOLA INVESTIGADA. NA ANÁLISE DOS DADOS, VERIFICAMOS QUE A APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DA PRÓPRIA ESCOLA É INCIPIENTE E QUE NÃO É FEITO NENHUM TRABALHO COM OS RESULTADOS INDIVIDUAIS DO SPAECE DO 9º ANO.