OS SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61910 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4424 "inscrito_id" => 14180 "titulo" => "OS SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER OS SABERES E PRÁTICAS QUE O COORDENADOR PEDAGÓGICO MOBILIZA NO SENTIDO DE GARANTIR A INCLUSÃO NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA FILANTRÓPICA. NESTE NOVO CENÁRIO EDUCACIONAL ESTAMOS VIVENCIANDO MUITAS TRANSFORMAÇÕES NA REALIDADE COTIDIANA DA ESCOLA, UMA DELAS ESTÁ RELACIONADA À INCLUSÃO DE EDUCANDOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. DIANTE DISTO, PROBLEMATIZAMOS: QUAIS SABERES E PRÁTICAS O COORDENADOR PEDAGÓGICO MOBILIZA EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES INCLUSIVAS NO QUE SE REFERE AO PLANEJAMENTO E OPERACIONALIZAÇÃO DE SALAS DE APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE). ELABORAMOS ESTA PESQUISA NUMA ESCOLA DE CONTEXTO EDUCACIONAL FILANTRÓPICO, TRATANDO-SE DE UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA (ANGROSINO, 2009; FRITZEN, 2012; MACEDO, 2012) TENDO COMO BASE TEÓRICA A ETNOMETODOLOGIA (COULON, 1995). COMO INSTRUMENTO DE COLETA E ANÁLISE DE DADOS FIZEMOS UMA ENTREVISTA COM O COORDENADOR PEDAGÓGICO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DO ESTUDO. PODEMOS COMPREENDER QUE O COORDENADOR PEDAGÓGICO ENQUANTO AGENTE ARTICULADOR E MEDIADOR DO PROCESSO EDUCATIVO É O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELAS ATIVIDADES INCLUSIVAS, CONTUDO NÃO É O ÚNICO, POIS NA ESCOLA OS EDUCADORES NÃO ATUAM DE FORMA ISOLADA, SENDO NECESSÁRIO O PAPEL COLETIVO DE TODOS OS ATORES SOCIAIS DAS PRÁTICAS INCLUSIVAS, QUE INCLUEM PRINCIPALMENTE: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, SERVIÇO DE PSICOLOGIA, PROFESSOR DA SALA DE AEE, PROFESSOR DA CLASSE REGULAR, ACOMPANHANTE PEDAGÓGICO, PAIS E/OU RESPONSÁVEIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO, AEE, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID14180_26092019165341.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELY-ANEE DE OLIVEIRA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "KELY" "autor_email" => "kelyoliveira_@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61910 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4424 "inscrito_id" => 14180 "titulo" => "OS SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER OS SABERES E PRÁTICAS QUE O COORDENADOR PEDAGÓGICO MOBILIZA NO SENTIDO DE GARANTIR A INCLUSÃO NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA FILANTRÓPICA. NESTE NOVO CENÁRIO EDUCACIONAL ESTAMOS VIVENCIANDO MUITAS TRANSFORMAÇÕES NA REALIDADE COTIDIANA DA ESCOLA, UMA DELAS ESTÁ RELACIONADA À INCLUSÃO DE EDUCANDOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. DIANTE DISTO, PROBLEMATIZAMOS: QUAIS SABERES E PRÁTICAS O COORDENADOR PEDAGÓGICO MOBILIZA EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES INCLUSIVAS NO QUE SE REFERE AO PLANEJAMENTO E OPERACIONALIZAÇÃO DE SALAS DE APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE). ELABORAMOS ESTA PESQUISA NUMA ESCOLA DE CONTEXTO EDUCACIONAL FILANTRÓPICO, TRATANDO-SE DE UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA (ANGROSINO, 2009; FRITZEN, 2012; MACEDO, 2012) TENDO COMO BASE TEÓRICA A ETNOMETODOLOGIA (COULON, 1995). COMO INSTRUMENTO DE COLETA E ANÁLISE DE DADOS FIZEMOS UMA ENTREVISTA COM O COORDENADOR PEDAGÓGICO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DO ESTUDO. PODEMOS COMPREENDER QUE O COORDENADOR PEDAGÓGICO ENQUANTO AGENTE ARTICULADOR E MEDIADOR DO PROCESSO EDUCATIVO É O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELAS ATIVIDADES INCLUSIVAS, CONTUDO NÃO É O ÚNICO, POIS NA ESCOLA OS EDUCADORES NÃO ATUAM DE FORMA ISOLADA, SENDO NECESSÁRIO O PAPEL COLETIVO DE TODOS OS ATORES SOCIAIS DAS PRÁTICAS INCLUSIVAS, QUE INCLUEM PRINCIPALMENTE: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, SERVIÇO DE PSICOLOGIA, PROFESSOR DA SALA DE AEE, PROFESSOR DA CLASSE REGULAR, ACOMPANHANTE PEDAGÓGICO, PAIS E/OU RESPONSÁVEIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO, AEE, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID14180_26092019165341.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELY-ANEE DE OLIVEIRA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "KELY" "autor_email" => "kelyoliveira_@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }