O PRESENTE ARTIGO É FRUTO DE UM TRABALHO DESENVOLVIDO NA ESCOLA MONSENHOR LINHARES EM GROAÍRAS-CE, POR BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ABORDA COMO O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL E PATRIMÔNIO ALIADO A NOVAS METODOLOGIAS PODEM COLABORAR PARA UM MELHOR ENSINO-APRENDIZAGEM E FAZER DO ALUNO SUJEITO ATIVO NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. DIANTE DOS PROBLEMAS ENFRENTADOS NA EDUCAÇÃO, É OBSERVADO A NECESSIDADE DE SE TRABALHAR DE NOVAS MANEIRAS, PARA ISSO É TRABALHADO O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO DA CIDADE, FORMA ENCONTRADA PARA FAZER O ALUNO REFLETIR A HISTORICIDADE A SUA VOLTA E A IMPORTÂNCIA DA CULTURA DE UMA SOCIEDADE, BUSCANDO QUE ESSE SEJA CAPAZ DE REVER CONCEITO E VALORES. É RESULTADO DO TRABALHO A PRODUÇÃO DE UM VÍDEO FEITO PELOS ALUNOS, DEIXANDO-OS SE GUIAREM PELA SUA CRIATIVIDADE E MOSTRANDO QUE SÃO PROTAGONISTAS DA APRENDIZAGEM.