ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR PARTE DO TRABALHO MONOGRÁFICO QUE VEM SENDO DESENVOLVIDO NO CURSO DE PEDAGOGIA NA UERJ, INTITULADO: “A TEORIA NA PRÁTICA: PAULO FREIRE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”. VISANDO REFLETIR QUESTÕES SOBRE A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA QUE CERCA PERMANENTEMENTE O CAMPO DA EDUCAÇÃO, A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO CENTRAL COMPREENDER COMO AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO E DE ALFABETIZAÇÃO DE PAULO FREIRE VÊM SENDO ENTENDIDAS POR EDUCADORES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EF), E DE QUE MODO ESTAS CONCEPÇÕES SE CORRELACIONAM COM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO COTIDIANO ESCOLAR. ASSIM, BUSCAMOS COMPREENDER COMO É POSSÍVEL EXERCER UMA PRÁTICA EDUCATIVA CRÍTICA, E NÃO BANCÁRIA, COM CRIANÇAS QUE VIVENCIAM PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO NA ESCOLA. PARA TANTO, PROPUSEMOS AS SEGUINTES QUESTÕES: 1) DE ACORDO COM O DISCURSO DOCENTE, QUAL É A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO QUE OS PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO EF ADOTAM?; 2) ESSA CONCEPÇÃO ESTÁ VINCULADA A UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA, TENDO COMO BASE O PENSAMENTO PEDAGÓGICO FREIREANO?; 3) COMO DESENVOLVER O PENSAMENTO PEDAGÓGICO/MÉTODO FREIREANO EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS? A FIM DE COMPREENDERMOS COMO É POSSÍVEL EXERCER UMA RELAÇÃO DE ENSINO APRENDIZAGEM SOCIALMENTE REFERENCIADA E CRÍTICA NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO EF, OPTAMOS PELA ENTREVISTA REFLEXIVA COM PROFESSORES QUE ATUAM EM ESCOLAS PÚBLICAS DA BAIXADA FLUMINENSE/RJ. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO ADOTADO RECEBEU O COMPLEMENTO DE DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DOS PROFESSORES PARTICIPANTES ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS.