PERCURSOS DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL: IMPLICAÇÕES DA REFORMA DO ESTADO E GESTÃO GOVERNAMENTAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61985 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1882 "inscrito_id" => 9502 "titulo" => "PERCURSOS DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL: IMPLICAÇÕES DA REFORMA DO ESTADO E GESTÃO GOVERNAMENTAL" "resumo" => "ESTE ENSAIO TEM COMO FOCO O EXAME DO PROCESSO HISTÓRICO DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL CONSIDERANDO AS AÇÕES DA MACROPOLÍTICA E DOS AJUSTAMENTOS LOCAIS QUE DEFINIRAM A ATUAL FORMA DE PLANEJAR A EDUCAÇÃO. LOGO, TEM-SE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR OS CONDICIONANTES EXTERNOS E INTERNOS INFLUENCIADORES DA POLÍTICA EDUCACIONAL QUE CONTRIBUÍRAM PARA A DEFINIÇÃO DE UM MODELO DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL. A METODOLOGIA QUE SUBSIDIOU O ESTUDO ADOTA ABORDAGEM QUALITATIVA, PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM ENFOQUE EPISTEMOLÓGICO CRÍTICO TENDO COMO PRINCIPAIS REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS: ANTUNES (2001), PERONI (2010), OLIVEIRA (2008), SILVA (2002), FONSECA (2013), BARTOLOZZI (2016). COM ESTE APOIO FORAM ELABORADOS QUATRO TÓPICOS QUE REÚNEM UM APANHADO HISTÓRICO SOBRE A TEMÁTICA, SENDO ELES: MACROCONTEXTO DA REFORMA DO ESTADO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA; O CONTEXTO BRASILEIRO: A GESTÃO E O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; OS PLANEJAMENTOS EDUCACIONAIS: TRAJETÓRIA HISTÓRICA; O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL COMO POLÍTICA DE ESTADO: OS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO. LOGO, ESTE ESTUDO EVIDENCIOU QUE O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO PAÍS TEM SUA CONSOLIDAÇÃO SOMENTE APÓS A DÉCADA DE 1990 QUANDO PASSA A SER ASSUMIDO, CONCRETAMENTE PELO ESTADO; SEGUE ÀS ORIENTAÇÕES DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS E DA ECONOMIA GLOBALIZADA; ADOTA FUNÇÕES ANTAGÔNICAS NO QUAL ATENDE A MACROPOLÍTICA E, EM CERTA MEDIDA, ÀS NECESSIDADES E DEMANDAS DA SOCIEDADE E DA EDUCAÇÃO. POR FIM, VERIFICOU-SE QUE, A CULTURA DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL É TARDIA O QUE FAVORECEU, DENTRE OUTRAS CONSEQUÊNCIAS, IMPLICAÇÕES QUANTO A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, POLÍTICA EDUCACIONAL, GESTÃO GOVERNAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID9502_15082019090232.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA GARDÊNIA DA SILVA MELO" "autor_nome_curto" => "CARLA S. MELO" "autor_email" => "carla.gardenia@aluno.uece" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61985 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1882 "inscrito_id" => 9502 "titulo" => "PERCURSOS DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL: IMPLICAÇÕES DA REFORMA DO ESTADO E GESTÃO GOVERNAMENTAL" "resumo" => "ESTE ENSAIO TEM COMO FOCO O EXAME DO PROCESSO HISTÓRICO DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL CONSIDERANDO AS AÇÕES DA MACROPOLÍTICA E DOS AJUSTAMENTOS LOCAIS QUE DEFINIRAM A ATUAL FORMA DE PLANEJAR A EDUCAÇÃO. LOGO, TEM-SE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR OS CONDICIONANTES EXTERNOS E INTERNOS INFLUENCIADORES DA POLÍTICA EDUCACIONAL QUE CONTRIBUÍRAM PARA A DEFINIÇÃO DE UM MODELO DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL. A METODOLOGIA QUE SUBSIDIOU O ESTUDO ADOTA ABORDAGEM QUALITATIVA, PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM ENFOQUE EPISTEMOLÓGICO CRÍTICO TENDO COMO PRINCIPAIS REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS: ANTUNES (2001), PERONI (2010), OLIVEIRA (2008), SILVA (2002), FONSECA (2013), BARTOLOZZI (2016). COM ESTE APOIO FORAM ELABORADOS QUATRO TÓPICOS QUE REÚNEM UM APANHADO HISTÓRICO SOBRE A TEMÁTICA, SENDO ELES: MACROCONTEXTO DA REFORMA DO ESTADO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA; O CONTEXTO BRASILEIRO: A GESTÃO E O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; OS PLANEJAMENTOS EDUCACIONAIS: TRAJETÓRIA HISTÓRICA; O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL COMO POLÍTICA DE ESTADO: OS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO. LOGO, ESTE ESTUDO EVIDENCIOU QUE O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO PAÍS TEM SUA CONSOLIDAÇÃO SOMENTE APÓS A DÉCADA DE 1990 QUANDO PASSA A SER ASSUMIDO, CONCRETAMENTE PELO ESTADO; SEGUE ÀS ORIENTAÇÕES DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS E DA ECONOMIA GLOBALIZADA; ADOTA FUNÇÕES ANTAGÔNICAS NO QUAL ATENDE A MACROPOLÍTICA E, EM CERTA MEDIDA, ÀS NECESSIDADES E DEMANDAS DA SOCIEDADE E DA EDUCAÇÃO. POR FIM, VERIFICOU-SE QUE, A CULTURA DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL É TARDIA O QUE FAVORECEU, DENTRE OUTRAS CONSEQUÊNCIAS, IMPLICAÇÕES QUANTO A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, POLÍTICA EDUCACIONAL, GESTÃO GOVERNAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID9502_15082019090232.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA GARDÊNIA DA SILVA MELO" "autor_nome_curto" => "CARLA S. MELO" "autor_email" => "carla.gardenia@aluno.uece" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }