O PRESENTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR AS DIFICULDADES DOS DISCENTES DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE CAXIAS - MA EM PERMANECER E CONTINUAR NO PRONERA , AO QUAL POSSIBILITOU IDENTIFICAR E ANALISAR DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DOS DISCENTES DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NO REGIME DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E TENTAR AJUDÁ-LOS A SE ADAPTAR AS NOVAS CONDIÇÕES DE VIVENCIAS E SUPERAR OS DESAFIOS QUE ELES DESEJAM PERPASSAR .
O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - IFMA - CAMPUS CAXIAS, COM 80 DISCENTES ORIUNDOS DE 05 PA'S DA CIDADE DE CAXIAS ESTADO DO MARANHÃO, NO PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DO ANO DE 2019.
NESTE TRABALHO, FOI OBTIDO COMO RESULTADOS OS PRINCIPAIS PERCALÇOS E AS CONVENIÊNCIAS DOS DISCENTES. O QUE MAIS INFLUENCIOU NO INICIO DO DESENVOLVIMENTO DELES, FOI A ADAPTAÇÃO DE FORMA GERAL, COMO POR EXEMPLO, AMBIENTE NOVO, CARGA HORARIA DE ESTUDOS , ALIMENTAÇÃO E DISTANCIA FAMILIAR. E FOI TRABALHADO ENCIMA DISTO E DAS PERSPECTIVAS DOS MESMOS, ATIVIDADES PARA MELHORAR NA ADAPTAÇÃO.
COM BASE NAS INFORMAÇÕES LEVANTADAS, CONSTATOU-SE QUE AS MAIORES DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS DISCENTES DO PRONERA CAXIAS, SÃO RELACIONADAS PRINCIPALMENTE NO PROCESSO ADAPTATIVO DOS ALUNOS. AS ATIVIDADES LÚDICAS TAIS COMO: PASSEIOS CULTURAIS, UTILIZAÇÃO DE QUADRA POLIESPORTIVA, UTILIZAÇÃO DA PISCINA, RODAS DE CONVERSAS, E EXIBIÇÕES DE FILMES SÃO NECESSÁRIAS PARA REDUZIR O ESTRESSE E GARANTIR UMA MAIOR APREENSÃO DE CONTEÚDOS MINISTRADOS NO TEMPO ESCOLA.