PESQUISA, PRÁTICA PEDAGÓGICA E INTERDISCIPLINARIDADE: ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62014 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5055 "inscrito_id" => 5236 "titulo" => "PESQUISA, PRÁTICA PEDAGÓGICA E INTERDISCIPLINARIDADE: ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO" "resumo" => "ESTE TRABALHO É FRUTO UM ESTUDO QUALITATIVO EM QUE ABORDAREMOS NOSSAS EXPERIÊNCIAS NUMA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DO RECIFE, COMO REQUISITO DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE PESQUISA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS IV (PPP IV), DO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, COM ÊNFASE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. PARA ELABORAÇÃO DESTE TRABALHO FOI NECESSÁRIO UM EMBASAMENTO TEÓRICO EM TEXTOS UTILIZADOS NAS DISCIPLINAS DE FUNDAMENTOS DO ENSINO DA HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA E DA PRÓPRIA DISCIPLINA PPP IV. NO DECORRER DESTE ESTUDO, RELATAREMOS AS CARACTERÍSTICAS DO NOSSO CAMPO DE ESTÁGIO, SEUS ASPECTOS ADMINISTRATIVO-INSTITUCIONAIS, COMO INSTALAÇÕES FÍSICAS, ETAPAS DE ESCOLARIZAÇÃO ENTRE OUTROS; ASPECTOS PEDAGÓGICOS, ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO PPP (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO), E CONTEXTO DE ATUAÇÃO COMO RELAÇÃO ENTRE COMUNIDADE/ESCOLA. TRAREMOS TAMBÉM O RELATO DE NOSSA EXPERIÊNCIA DE OBSERVAÇÃO; DESCRIÇÃO, ELABORAÇÃO, JUSTIFICATIVA, ATUAÇÃO E MÉTODOS UTILIZADOS EM NOSSO PLANO DE AULA DURANTE AS REGÊNCIAS MINISTRADAS. A TURMA OBSERVADA ENCONTRA-SE NO MODULO III DA EJA. NOSSOS PLANOS DE AULA FORAM BASEADOS A PARTIR DO TEMA: MULHERES E HOMENS NA HISTÓRIA-DIREITOS, DEVERES E PAPEIS SOCIAIS. O FATOR QUE NOS MOTIVOU A ESCOLHA DESSE TEMA FOI POR SE TRATAR DE UMA TURMA MAJORITARIAMENTE COMPOSTA POR MULHERES E QUE, HISTORICAMENTE SOFRERAM, E AINDA SOFREM DISCRIMINAÇÕES DURANTE A EXECUÇÃO DO SEU PAPEL NA SOCIEDADE. SENDO ASSIM, PRETENDÍAMOS CONSCIENTIZAR A TODOS SOBRE A POSTURA E ATUAÇÃO DA MULHER NO MEIO SOCIAL, ASSIM COMO SEUS DIREITOS E DEVERES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA, INTERDISCIPLINARIDADE, LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID5236_30092019200554.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RONIERO DIODATO" "autor_nome_curto" => "RONIERO DIODATO" "autor_email" => "joseroniero@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62014 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5055 "inscrito_id" => 5236 "titulo" => "PESQUISA, PRÁTICA PEDAGÓGICA E INTERDISCIPLINARIDADE: ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO" "resumo" => "ESTE TRABALHO É FRUTO UM ESTUDO QUALITATIVO EM QUE ABORDAREMOS NOSSAS EXPERIÊNCIAS NUMA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DO RECIFE, COMO REQUISITO DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE PESQUISA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS IV (PPP IV), DO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, COM ÊNFASE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. PARA ELABORAÇÃO DESTE TRABALHO FOI NECESSÁRIO UM EMBASAMENTO TEÓRICO EM TEXTOS UTILIZADOS NAS DISCIPLINAS DE FUNDAMENTOS DO ENSINO DA HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA E DA PRÓPRIA DISCIPLINA PPP IV. NO DECORRER DESTE ESTUDO, RELATAREMOS AS CARACTERÍSTICAS DO NOSSO CAMPO DE ESTÁGIO, SEUS ASPECTOS ADMINISTRATIVO-INSTITUCIONAIS, COMO INSTALAÇÕES FÍSICAS, ETAPAS DE ESCOLARIZAÇÃO ENTRE OUTROS; ASPECTOS PEDAGÓGICOS, ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO PPP (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO), E CONTEXTO DE ATUAÇÃO COMO RELAÇÃO ENTRE COMUNIDADE/ESCOLA. TRAREMOS TAMBÉM O RELATO DE NOSSA EXPERIÊNCIA DE OBSERVAÇÃO; DESCRIÇÃO, ELABORAÇÃO, JUSTIFICATIVA, ATUAÇÃO E MÉTODOS UTILIZADOS EM NOSSO PLANO DE AULA DURANTE AS REGÊNCIAS MINISTRADAS. A TURMA OBSERVADA ENCONTRA-SE NO MODULO III DA EJA. NOSSOS PLANOS DE AULA FORAM BASEADOS A PARTIR DO TEMA: MULHERES E HOMENS NA HISTÓRIA-DIREITOS, DEVERES E PAPEIS SOCIAIS. O FATOR QUE NOS MOTIVOU A ESCOLHA DESSE TEMA FOI POR SE TRATAR DE UMA TURMA MAJORITARIAMENTE COMPOSTA POR MULHERES E QUE, HISTORICAMENTE SOFRERAM, E AINDA SOFREM DISCRIMINAÇÕES DURANTE A EXECUÇÃO DO SEU PAPEL NA SOCIEDADE. SENDO ASSIM, PRETENDÍAMOS CONSCIENTIZAR A TODOS SOBRE A POSTURA E ATUAÇÃO DA MULHER NO MEIO SOCIAL, ASSIM COMO SEUS DIREITOS E DEVERES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA, INTERDISCIPLINARIDADE, LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID5236_30092019200554.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RONIERO DIODATO" "autor_nome_curto" => "RONIERO DIODATO" "autor_email" => "joseroniero@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }