PIBID MATEMÁTICA/CAMPUS IV: CAMPO DE INTERAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO BÁSICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62033 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2400 "inscrito_id" => 7924 "titulo" => "PIBID MATEMÁTICA/CAMPUS IV: CAMPO DE INTERAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL APRESENTAR AS AÇÕES DO PIBID-MATEMÁTICA – UFPB/CAMPUS IV NA ESCOLA ESTADUAL CIDADÃ INTEGRAL SENADOR RUY CARNEIRO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MAMANGUAPE/PB. CUJO OBJETIVO PRINCIPAL É A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA, INSERINDO OS LICENCIANDOS EM ATIVIDADES QUE ENVOLVENDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES BÁSICAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, TAIS COMO: AUTONOMIA, ARGUMENTAÇÃO, CRIATIVIDADE, PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO, ENTRE OUTRAS. A METODOLOGIA UTILIZADA NESTE TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS CARACTERIZA-SE POR UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA E QUANTO À ABORDAGEM DO PROBLEMA FOI UTILIZADA A PESQUISA QUALITATIVA, CUJA AMOSTRA FORAM 04 (QUATRO) TURMAS, SENDO DUAS DO SEGUNDO ANO E DUAS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ECI SENADOR RUI CARNEIRO. DENTRE AS PRINCIPAIS AÇÕES DO PROJETO, FORAM REALIZADAS, OFICINAS TAIS COMO: MÃO NA MASSA, DOMINÓ TRIGONOMÉTRICO, JUJUMÉTRICAS, AULÕES ENEM E PLANTÕES DE DÚVIDAS. DETECTOU-SE QUE TAIS FAZERES AUXILIAM O APRIMORAMENTO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA ESCOLA E A MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES POR PARTE DOS ALUNOS BOLSISTAS; A INSERÇÃO DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA AÇÃO DOCENTE; E REALÇAM AS INTER-RELAÇÕES ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE NA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NA PRÁTICA DA PESQUISA ACADÊMICA ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS. CABE DESTACAR AINDA QUE, ESTES RESULTADOS CONFIGURAM A ESCOLA E O PIBID COMO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO BÁSICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID7924_18082019103753.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDILENE GOMES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "CLAUDILENE" "autor_email" => "claudilene@dcx.ufpb.br" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62033 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2400 "inscrito_id" => 7924 "titulo" => "PIBID MATEMÁTICA/CAMPUS IV: CAMPO DE INTERAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL APRESENTAR AS AÇÕES DO PIBID-MATEMÁTICA – UFPB/CAMPUS IV NA ESCOLA ESTADUAL CIDADÃ INTEGRAL SENADOR RUY CARNEIRO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MAMANGUAPE/PB. CUJO OBJETIVO PRINCIPAL É A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA, INSERINDO OS LICENCIANDOS EM ATIVIDADES QUE ENVOLVENDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES BÁSICAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, TAIS COMO: AUTONOMIA, ARGUMENTAÇÃO, CRIATIVIDADE, PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO, ENTRE OUTRAS. A METODOLOGIA UTILIZADA NESTE TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS CARACTERIZA-SE POR UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA E QUANTO À ABORDAGEM DO PROBLEMA FOI UTILIZADA A PESQUISA QUALITATIVA, CUJA AMOSTRA FORAM 04 (QUATRO) TURMAS, SENDO DUAS DO SEGUNDO ANO E DUAS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ECI SENADOR RUI CARNEIRO. DENTRE AS PRINCIPAIS AÇÕES DO PROJETO, FORAM REALIZADAS, OFICINAS TAIS COMO: MÃO NA MASSA, DOMINÓ TRIGONOMÉTRICO, JUJUMÉTRICAS, AULÕES ENEM E PLANTÕES DE DÚVIDAS. DETECTOU-SE QUE TAIS FAZERES AUXILIAM O APRIMORAMENTO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA ESCOLA E A MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES POR PARTE DOS ALUNOS BOLSISTAS; A INSERÇÃO DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA AÇÃO DOCENTE; E REALÇAM AS INTER-RELAÇÕES ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE NA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NA PRÁTICA DA PESQUISA ACADÊMICA ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS. CABE DESTACAR AINDA QUE, ESTES RESULTADOS CONFIGURAM A ESCOLA E O PIBID COMO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO BÁSICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID7924_18082019103753.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDILENE GOMES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "CLAUDILENE" "autor_email" => "claudilene@dcx.ufpb.br" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }