A INCLUSÃO SOCIAL TEM POR OBJETIVO PROMOVER DIREITO DE IGUALDADE A TODAS AS PESSOAS, INDEPENDENTE DAS DIFERENÇAS E ESSE PROCESSO COMEÇA NA ESCOLA, PORÉM, REQUER NÃO SÓ A INTEGRAÇÃO DAS CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA ESCOLA, MAS EXIGE A ACEITAÇÃO E ADEQUAÇÃO DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR EM TORNO DA NECESSIDADE EDUCACIONAL DO ALUNO PARA QUE ESSE PROCESSO TENHA ÊXITO. ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO CONFECCIONAR UM MATERIAL DIDÁTICO SOBRE O ENSINO DA PIRÂMIDE ALIMENTAR ADAPTADO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL. A ESCOLHA DOS COMPONENTES DO MATERIAL DIDÁTICO FOI BASEADA EM CRITÉRIOS DE DURABILIDADE E ADEQUAÇÃO A NECESSIDADE, UMA VEZ QUE O BISCUIT E A MADEIRA UTILIZADOS COMO PRINCIPAIS CONSTITUINTES DA ELABORAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO SÃO DURADOUROS, CRIATIVOS E DE FÁCIL LIMPEZA. OS MATERIAIS FORAM ANALISADOS QUANTO À REPRESENTAÇÃO CONCEITUAL DOS CONTEÚDOS ABORDADOS. FOI APONTADO QUE ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DOS MATERIAIS, TAIS COMO CORES DIFERENCIADAS. CONSIDERANDO QUE O ALUNO QUE TEM DEFICIÊNCIA MENTAL REQUER UM ENSINO MAIS ESTRATÉGICO, UMA VEZ QUE APRESENTA UM RETARDO MENTAL QUE PODE COMPROMETER A APRENDIZAGEM DESSE ALUNO. NESSA PERSPECTIVA, RECONHECE-SE QUE A CONFECÇÃO DOS MATERIAIS QUE FORAM PROPOSTOS NO PRESENTE TRABALHO PODE CONTRIBUIR DE FORMA EFICAZ NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, JÁ QUE OS MATERIAIS CONFECCIONADOS ATENDEM AOS CRITÉRIOS EXIGIDOS E ESTÁ DEVIDAMENTE ADEQUADO À NECESSIDADE DO ALUNO PESQUISADO.