TODOS OS DIAS EDUCADORES SÃO SUBMETIDOS A NOVAS ADVERSIDADES DENTRO DO ENSINO. A DIFICULDADE MAIS NÍTIDA É FAZER COM QUE OS ESTUDANTES COMPREENDAM AS TEMÁTICAS EDUCACIONAIS DE FORMA EFICAZ. A PARTIR DESSA OBSERVAÇÃO PERCEBE-SE A RELEVÂNCIA DE UTILIZAR RECURSOS NOVOS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA OBJETIVANDO ASSIM UMA TEORIA E UMA PRÁTICA MAIS LÚDICA QUE IRÁ SIMPLIFICAR O ESTUDO. O PRESENTE ARTIGO TRAZ O FUNCIONAMENTO DE UMA ATIVIDADE LÚDICA, ONDE FOI EXECUTADA A PRÁTICA SOBRE A TEMÁTICA DE PLACAS TECTÔNICAS. A ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA LOCALIZADA NA CIDADE DE OLINDA-PE, E CONTOU COM A ASSISTÊNCIA DOS GRADUANDOS DO CURSO DE GEOGRAFIA –UPE, QUE PROCURARAM AJUDAR OS ALUNOS NA PERCEPÇÃO SOBRE AS AÇÕES INTERNAS E EXTERNAS DA TERRA ATRAVÉS DA TEORIA DE TECTÔNICAS DE PLACAS. AVALIANDO A UTILIZAÇÃO DE UMA OFICINA DE MAQUETES COMO UM RECURSO METODOLÓGICO PARA A FIXAÇÃO DE APRENDIZAGEM. OS DESFECHOS EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE EXPLORAÇÃO, COLETA DE DADOS E DE SOCIABILIZAÇÃO ENTRE OS ALUNOS FORAM RESULTADOS DITOS COMO POSITIVOS. CONSIDERA-SE QUE INCENTIVAR OS ESTUDANTES A INVESTIGAR E EXPLORAR, FOI PROVEITOSO JÁ QUE O TEMA DESPERTOU INTERESSE ENTRE OS MESMOS. A CONFECÇÃO DAS MAQUETES FOI FEITA PELOS GRADUANDOS E APLICADAS COM OS ALUNOS PARA A FACILITAÇÃO DO ENSINO. ESSE PROCESSO COOPEROU NO PROCESSO DE ENSINO DE CADA ALUNO, TANTO NAS SUAS PARTICULARIDADES COMO NA MELHOR ASSIMILAÇÃO DOS ASSUNTOS.