: A necessidade de novas práticas pedagógicas nos últimos tempos vem tornando-se cada vez mais presente na realidade escolar, como uma forma de tornar o ensino de História por um viés mais atraente e a tentativa de fomentar o conhecimento critico dos alunos o presente artigo buscará fazer uma reflexão sobre a ludicidade como recurso didático-pedagógico no ensino fundamental. Para isso, foi necessário realizar inicialmente um questionário com os alunos do ensino fundamental na tentativa de rompimento do ensino tradicional e o surgimento de possíveis dinâmicas através da realidade dos alunos assim foram feitas discussões em sala de aula na possível tentativa de fazer um o planejamento de aula e aplicar novas atividades que tornassem o ensino de História instigante fazendo com que os alunos se sentissem parte das atividades e atuantes na História, e não indivíduos à margem do conhecimento. Portanto, será feito um breve relato de experiência das atividades desenvolvidas pela acadêmica do curso de História, bolsista do Projeto PIBID, subprojeto História/UNIFRA, ocorrido na turma de 5ª série 6º laranja, na Escola Municipal de Ensino. Fundamental CAIC Luizinho de Grandi, no primeiro trimestre e 2014.