BUSCAMOS SABER POR QUÊS MATEMÁTICOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS PARAIBANAS. FORAM 464 ALUNOS ENTRE 6º E 9º ANOS NO TOTAL. NESTE ARTIGO DISCUTIMOS OS POR QUÊS MATEMÁTICOS LEVANTADOS POR 73 ALUNOS DE TRÊS TURMAS DO 9º ANO DE AMBAS AS ESCOLAS. O TRABALHO REFERE-SE A UM PROJETO DE PESQUISA COLABORATIVO PROPESQ ENTRE UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA E UNICAMP. ANALISAMOS OS POR QUÊS MATEMÁTICOS DOS ALUNOS SOB AS CATEGORIAS DE LORENZATO (1993), NAS QUAIS SOMAMOS OUTRA DE NOSSA AUTORIA. ALÉM DESTES, BUSCAMOS SABER A OPINIÃO DOS ALUNOS SOBRE O QUE ACHAM DA MATEMÁTICA. NOSSOS RESULTADOS INDICAM QUE A MAIORIA DOS ALUNOS CONSIDERA A MATEMÁTICA BOA E INTERESSANTE; GOSTA DELA E ENTENDE SER IMPORTANTE NA VIDA COTIDIANA. OS POR QUÊS MATEMÁTICOS LEVANTADOS POR ELES CENTRARAM EM CONCEITUAL E HISTÓRICO, MOSTRANDO O QUANTO NECESSITAMOS EM AULA DISCUTIR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS, E SE POSSÍVEL INCLUIR OS ALUNOS NESTE PROCESSO; APRESENTAR UMA MATEMÁTICA CONSTRUÍDA, VIVA, ELABORADA AO LONGO DOS TEMPOS. POR OUTRO LADO, A MAIORIA DOS ALUNOS LEVANTOU POR QUÊS MATEMÁTICOS DE NATUREZA PESSOAL, PONTUANDO DESGASTE, DESÂNIMO E ATÉ MESMO DESESPERO, CONTRARIANDO A VISÃO POSITIVA DELES SOBRE A MATEMÁTICA. O QUE NOS FAZ ENTENDER (E NOS ALERTA!) SOBRE O AMBIENTE ESCOLAR COMO UM TODO EM NOSSO PAÍS. SERÁ QUE NOSSOS ALUNOS, PROFESSORES, GESTORES, FUNCIONÁRIOS ESTÃO SATISFEITOS EM ESTAR DIARIAMENTE EM SEUS AMBIENTES ESCOLARES? SERÁ QUE NOSSAS AULAS ESTÃO SENDO FRUTÍFERAS, INTERESSANTES, INSTIGANTES E ATRATIVAS? SERÁ QUE O SABER E O CONHECIMENTO ESTÃO NA PAUTA DIÁRIA DE NOSSO PAÍS?