ESTE ARTIGO TRATA DA FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA DECOLONIALIDADE, TEMA QUE SE INSCREVE NA TENDÊNCIA ATUAL DE INVESTIGAÇÕES E ESTUDOS SOBRE LATINO-AMERICANOS. OBJETIVA-SE, COM ESTE TEXTO, APRESENTAR APROXIMAÇÕES ENTRE INTERCULTURALIDADE – COMO ESTRATÉGIA PARA A DECOLONIALIDADE – E FORMAÇÃO DOCENTE, A PARTIR DE DISCUSSÕES E REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS EM OUTROS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA. RESULTA DE UM PROCESSO DE DISCUSSÃO E REFLEXÃO REALIZADO PELO COLETIVO DE PESQUISADORES VINCULADOS AO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTERCULTURAL (GPEI), DA UNILASALLE – CANOAS, RS. LANÇA-SE MÃO DE VASTA E RICA LITERATURA PRODUZIDA POR PENSADORES DO GRUPO MODERNIDADE/COLONIALIDADE (GM/C) E AFINS. A IMERSÃO NESSA LITERATURA POSSIBILITOU VISLUMBRAR DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL COMO CAMINHO PARA A DECOLONIZAÇÃO E PARA A EFETIVA INTEGRAÇÃO DO BRASIL NA COMUNIDADE LATINO-AMERICANA. NESSE SENTIDO, APRESENTA-SE UM CONJUNTO DE PROPOSIÇÕES QUE PODEM VIABILIZAR A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA INTERCULTURALIDADE, CONTRIBUINDO PARA A DECOLONIZAÇÃO NA AMÉRICA LATINA.