O PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM TEM SIDO CONSIDERADO COMO UMA FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE GRANDE VALOR QUER SE CONSIDERE O PONTO DE VISTA FORMATIVO, QUER O PONTO DE VISTA REFLEXIVO; ALÉM DISSO, TÊM POTENCIAL PARA SEREM APLICADOS AOS DIFERENTES NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO. ESSAS CARACTERÍSTICAS SE ADEQUAM À FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO SUPERIOR PELOS DESAFIOS QUE LHES SÃO PECULIARES. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI AVALIAR O USO DO PORTFÓLIO, CONSTRUÍDO INDIVIDUALMENTE, COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM, APLICADO PARA UM CURSO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, COM BASE NUMA AMOSTRA ALEATÓRIA DE OITO PORTFÓLIOS, CORRESPONDENDO A 25% DO TOTAL DE 32 PORTFÓLIOS, QUE FORAM PRODUZIDOS NO ÂMBITO DO REFERIDO CURSO. OS ASSUNTOS SELECIONADOS PARA ESTA ANÁLISE FORAM: OBJETIVOS E METODOLOGIAS DE ENSINO, AVALIAÇÃO E TEORIAS DE APRENDIZAGEM. DOS ITENS CONSTANTES NO FORMULÁRIO, SÃO AQUI ABORDADOS OS SEGUINTES: O QUE MAIS FOI APRENDIDO E, O QUE MAIS APRECIADO PELO GRUPO, O QUE VOCÊ ACHA QUE DEVE MELHORAR E COMO VOCÊ SE SENTIU NO DECORRER DAS ATIVIDADES. CADA RESPOSTA FOI LIDA CRITERIOSAMENTE COM O OBJETIVO DE DESCARACTERIZAR A LITERALIDADE, MAS A ESSÊNCIA DAS RESPOSTAS FOI MANTIDA. OBJETIVOS DE ENSINO FOI O ASSUNTO QUE ALCANÇOU MELHOR NÍVEL DE APRENDIZAGEM DECLARADA, COM 55,6% DAS RESPOSTAS SINALIZANDO PARA PROCESSOS COGNITIVOS. A NECESSIDADE DE MAIS DEDICAÇÃO ÀS LEITURAS FOI A PRINCIPAL NECESSIDADE CONSTANTE NA AUTOAVALIAÇÃO.