AS VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I CONFIGURAM EIXO CENTRAL DESSE RESUMO EXPANDIDO. A QUESTÃO PROBLEMÁTICA DESSE RECORTE EXPRESSA A SEGUINTE INDAGAÇÃO: QUAL O LUGAR DA PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, TENDO EM VISTA A FORMAÇÃO DOCENTE? COMO QUESTÃO NORTEADORA, EMERGE A INTERROGATIVA: QUAIS AS OPORTUNIDADES FORMATIVAS VISLUMBRADAS NO ESTÁGIO A PARTIR DA PRÁTICA DE PESQUISA? DIANTE DESSAS PRERROGATIVAS, PROCUROU-SE COMO OBJETIVO GERAL DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE PESQUISA NO CAMPO DO ESTAGIO SUPERVISIONADO A PARTIR DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, SE BUSCOU DESTACAR AS POSSIBILIDADES E OPORTUNIDADES FORMATIVAS A PARTIR DA PRÁTICA DE PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO; E EVIDENCIAR A RELAÇÃO DO ESTÁGIO COM PESQUISA, COM VISTAS AOS SABERES NECESSÁRIOS A FORMAÇÃO DOCENTE. ESSE RESUMO EXPANDIDO SE APOIA EM RELATOS DE EXPERIÊNCIA E SE DETÉM EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO. DEBRUÇA-SE NOS ESTUDOS DE PIMENTA E LIMA (2009), SABINO, LIMA E SILVA (2013), TEIXEIRA (2008), BORSSOI (2008), DENTRE OUTROS. A PARTIR DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA, SE PODE AFIRMAR QUE O LUGAR DA PESQUISA É LADO A LADO COM ESTAGIÁRIO DESDE O PRIMEIRO CONTATO COM A ESCOLA E SALA DE AULA PARA A OBSERVAÇÃO, ATÉ A ARTICULAÇÃO DO PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. A ORGANIZAÇÃO DO ESTAGIÁRIO PARA ATUAR NO ÂMBITO ESCOLAR É FUNDAMENTAL PARA A OFERTA DE UM SERVIÇO DE QUALIDADE E GARANTIA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL.