POSSIBILIDADES E OPORTUNIDADES FORMATIVAS A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A PESQUISA EM FOCO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62097 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1344 "inscrito_id" => 3949 "titulo" => "POSSIBILIDADES E OPORTUNIDADES FORMATIVAS A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A PESQUISA EM FOCO" "resumo" => "AS VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I CONFIGURAM EIXO CENTRAL DESSE RESUMO EXPANDIDO. A QUESTÃO PROBLEMÁTICA DESSE RECORTE EXPRESSA A SEGUINTE INDAGAÇÃO: QUAL O LUGAR DA PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, TENDO EM VISTA A FORMAÇÃO DOCENTE? COMO QUESTÃO NORTEADORA, EMERGE A INTERROGATIVA: QUAIS AS OPORTUNIDADES FORMATIVAS VISLUMBRADAS NO ESTÁGIO A PARTIR DA PRÁTICA DE PESQUISA? DIANTE DESSAS PRERROGATIVAS, PROCUROU-SE COMO OBJETIVO GERAL DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE PESQUISA NO CAMPO DO ESTAGIO SUPERVISIONADO A PARTIR DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, SE BUSCOU DESTACAR AS POSSIBILIDADES E OPORTUNIDADES FORMATIVAS A PARTIR DA PRÁTICA DE PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO; E EVIDENCIAR A RELAÇÃO DO ESTÁGIO COM PESQUISA, COM VISTAS AOS SABERES NECESSÁRIOS A FORMAÇÃO DOCENTE. ESSE RESUMO EXPANDIDO SE APOIA EM RELATOS DE EXPERIÊNCIA E SE DETÉM EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO. DEBRUÇA-SE NOS ESTUDOS DE PIMENTA E LIMA (2009), SABINO, LIMA E SILVA (2013), TEIXEIRA (2008), BORSSOI (2008), DENTRE OUTROS. A PARTIR DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA, SE PODE AFIRMAR QUE O LUGAR DA PESQUISA É LADO A LADO COM ESTAGIÁRIO DESDE O PRIMEIRO CONTATO COM A ESCOLA E SALA DE AULA PARA A OBSERVAÇÃO, ATÉ A ARTICULAÇÃO DO PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. A ORGANIZAÇÃO DO ESTAGIÁRIO PARA ATUAR NO ÂMBITO ESCOLAR É FUNDAMENTAL PARA A OFERTA DE UM SERVIÇO DE QUALIDADE E GARANTIA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL I, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, RELATOS DE EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID3949_13082019153633.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESLEY JONH DA SILVA FONTES" "autor_nome_curto" => "WESLEY JONH" "autor_email" => "wesley332.john@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ- UESPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62097 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1344 "inscrito_id" => 3949 "titulo" => "POSSIBILIDADES E OPORTUNIDADES FORMATIVAS A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A PESQUISA EM FOCO" "resumo" => "AS VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I CONFIGURAM EIXO CENTRAL DESSE RESUMO EXPANDIDO. A QUESTÃO PROBLEMÁTICA DESSE RECORTE EXPRESSA A SEGUINTE INDAGAÇÃO: QUAL O LUGAR DA PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, TENDO EM VISTA A FORMAÇÃO DOCENTE? COMO QUESTÃO NORTEADORA, EMERGE A INTERROGATIVA: QUAIS AS OPORTUNIDADES FORMATIVAS VISLUMBRADAS NO ESTÁGIO A PARTIR DA PRÁTICA DE PESQUISA? DIANTE DESSAS PRERROGATIVAS, PROCUROU-SE COMO OBJETIVO GERAL DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE PESQUISA NO CAMPO DO ESTAGIO SUPERVISIONADO A PARTIR DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, SE BUSCOU DESTACAR AS POSSIBILIDADES E OPORTUNIDADES FORMATIVAS A PARTIR DA PRÁTICA DE PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO; E EVIDENCIAR A RELAÇÃO DO ESTÁGIO COM PESQUISA, COM VISTAS AOS SABERES NECESSÁRIOS A FORMAÇÃO DOCENTE. ESSE RESUMO EXPANDIDO SE APOIA EM RELATOS DE EXPERIÊNCIA E SE DETÉM EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO. DEBRUÇA-SE NOS ESTUDOS DE PIMENTA E LIMA (2009), SABINO, LIMA E SILVA (2013), TEIXEIRA (2008), BORSSOI (2008), DENTRE OUTROS. A PARTIR DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA, SE PODE AFIRMAR QUE O LUGAR DA PESQUISA É LADO A LADO COM ESTAGIÁRIO DESDE O PRIMEIRO CONTATO COM A ESCOLA E SALA DE AULA PARA A OBSERVAÇÃO, ATÉ A ARTICULAÇÃO DO PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. A ORGANIZAÇÃO DO ESTAGIÁRIO PARA ATUAR NO ÂMBITO ESCOLAR É FUNDAMENTAL PARA A OFERTA DE UM SERVIÇO DE QUALIDADE E GARANTIA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL I, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, RELATOS DE EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID3949_13082019153633.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESLEY JONH DA SILVA FONTES" "autor_nome_curto" => "WESLEY JONH" "autor_email" => "wesley332.john@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ- UESPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }