ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PESQUISA DESENVOLVIDA A PARTIR DA ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, COM METODOLOGIAS ATIVAS, APLICADAS POR DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA. FORAM ESCOLHIDAS ESTRATÉGIAS QUE SE BASEIAM NOS PRINCÍPIOS DO ALUNO COMO SUJEITO ATIVO, PROFESSOR COMO MEDIADOR, APRENDIZAGEM INVESTIGATIVA, AUTONOMIA, PROTAGONISMO E ESTUDO COLABORATIVO. A METODOLOGIA UTILIZADA NA PESQUISA TEM ENFOQUE QUALITATIVO. FOI REALIZADO LEVANTAMENTO, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS DE SALA DE AULA DEBATIDOS DURANTE O PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2019. O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI ANALISAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DURANTE A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM QUATRO UNIDADES CURRICULARES DO CURSO DE PEDAGOGIA. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SE TORNOU SIGNIFICATIVO PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES POR APRESENTAR TEORIA E PRÁTICA DE FORMA INDISSOCIÁVEL POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E INOVADORAS.