PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS COMO RECURSO METODOLÓGICO DO PIBID – SUBPROJETO DE BIOLOGIA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62166 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4389 "inscrito_id" => 1314 "titulo" => "PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS COMO RECURSO METODOLÓGICO DO PIBID – SUBPROJETO DE BIOLOGIA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) TEM SIDO TEMA RECORRENTE ATUALMENTE POR SER UM PROCESSO EDUCATIVO NECESSÁRIO PARA FORMAR CIDADÃOS PREOCUPADOS E RESPONSÁVEIS COM AS PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS; QUE PREZEM PELA CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS SENDO AGENTES PARTICIPES NA PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE. DESSA FORMA, ESTE TRABALHO PARTE DAS PERCEPÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID - SUBPROJETO DE BIOLOGIA DO IFRN, CAMPUS MACAU, NO RECONHECIMENTO DA NECESSIDADE DE AMPLIAR A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL VOLTANDO-SE PARA PRÁTICAS EDUCACIONAIS POSSÍVEIS AO AMBIENTE ESCOLAR. A PARTIR DE AÇÕES CONJUNTAS ESCOLA-UNIVERSIDADE FOI ELABORADO UM PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE UM JARDIM SUSPENSO NA PERSPECTIVA DE REUTILIZAR TAIS MATERIAIS, MELHORAR OS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO, AMPLIAR A CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL NA MEDIDA EM QUE O PROJETO FOI SENDO DESENVOLVIDO PELOS PRÓPRIOS ALUNOS. OBJETIVANDO ANALISAR, MENSURAR E VALIDAR A IMPORTÂNCIA DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS, QUE DESPERTEM PARA A TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL, O PRESENTE TRABALHO CONSISTIU NUMA PESQUISA QUANTITATIVA, MEDIADA PELA APLICAÇÃO DE DOIS QUESTIONÁRIOS, DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO 1º ANO DA ESCOLA ESTADUAL PROFº JOSÉ OLAVO DO VALE (MACAU – RN) A RESPEITO DO CONHECIMENTO DOS MESMOS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA. AO FINAL, PÔDE-SE FAZER UM COMPARATIVO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ANTES E DEPOIS DA EFETIVAÇÃO DO PROJETO, BEM COMO A ANALISE DA IMPORTÂNCIA DO PIBID NA CONTRIBUIÇÃO EDUCACIONAL JUNTO A INSTITUIÇÃO ESCOLAR. NESSE SENTIDO, TAL INICIATIVA DESTACA-SE POSITIVAMENTE E DEMONSTRA RESULTADOS SIGNIFICATIVOS NA DISSEMINAÇÃO DA TEMÁTICA AMBIENTAL DE FORMA INCISIVA, CAUSANDO MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS E ATITUDINAIS NOS ALUNOS E COMUNIDADE ESCOLAR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLA, PROJETO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA14_ID1314_26092019161145.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON RAFAEL DE MATOS QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "RAFAEL QUEIROZ " "autor_email" => "rafamatosqueiroz@gmail.co" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62166 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4389 "inscrito_id" => 1314 "titulo" => "PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS COMO RECURSO METODOLÓGICO DO PIBID – SUBPROJETO DE BIOLOGIA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) TEM SIDO TEMA RECORRENTE ATUALMENTE POR SER UM PROCESSO EDUCATIVO NECESSÁRIO PARA FORMAR CIDADÃOS PREOCUPADOS E RESPONSÁVEIS COM AS PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS; QUE PREZEM PELA CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS SENDO AGENTES PARTICIPES NA PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE. DESSA FORMA, ESTE TRABALHO PARTE DAS PERCEPÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID - SUBPROJETO DE BIOLOGIA DO IFRN, CAMPUS MACAU, NO RECONHECIMENTO DA NECESSIDADE DE AMPLIAR A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL VOLTANDO-SE PARA PRÁTICAS EDUCACIONAIS POSSÍVEIS AO AMBIENTE ESCOLAR. A PARTIR DE AÇÕES CONJUNTAS ESCOLA-UNIVERSIDADE FOI ELABORADO UM PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE UM JARDIM SUSPENSO NA PERSPECTIVA DE REUTILIZAR TAIS MATERIAIS, MELHORAR OS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO, AMPLIAR A CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL NA MEDIDA EM QUE O PROJETO FOI SENDO DESENVOLVIDO PELOS PRÓPRIOS ALUNOS. OBJETIVANDO ANALISAR, MENSURAR E VALIDAR A IMPORTÂNCIA DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS, QUE DESPERTEM PARA A TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL, O PRESENTE TRABALHO CONSISTIU NUMA PESQUISA QUANTITATIVA, MEDIADA PELA APLICAÇÃO DE DOIS QUESTIONÁRIOS, DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO 1º ANO DA ESCOLA ESTADUAL PROFº JOSÉ OLAVO DO VALE (MACAU – RN) A RESPEITO DO CONHECIMENTO DOS MESMOS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA. AO FINAL, PÔDE-SE FAZER UM COMPARATIVO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ANTES E DEPOIS DA EFETIVAÇÃO DO PROJETO, BEM COMO A ANALISE DA IMPORTÂNCIA DO PIBID NA CONTRIBUIÇÃO EDUCACIONAL JUNTO A INSTITUIÇÃO ESCOLAR. NESSE SENTIDO, TAL INICIATIVA DESTACA-SE POSITIVAMENTE E DEMONSTRA RESULTADOS SIGNIFICATIVOS NA DISSEMINAÇÃO DA TEMÁTICA AMBIENTAL DE FORMA INCISIVA, CAUSANDO MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS E ATITUDINAIS NOS ALUNOS E COMUNIDADE ESCOLAR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLA, PROJETO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA14_ID1314_26092019161145.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON RAFAEL DE MATOS QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "RAFAEL QUEIROZ " "autor_email" => "rafamatosqueiroz@gmail.co" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }