TRATA-SE DE UM ESTUDO TEÓRICO ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES QUE OS CONHECIMENTOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, SOBRE OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO E CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO, PODEM TRAZER PARA O ÂMBITO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SEJA NA EDUCAÇÃO BÁSICA OU NO ENSINO SUPERIOR. PARA ISSO, FORAM ANALISADAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS FUNDAMENTADAS NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, BEM COMO PRODUÇÕES COM FOCO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, FOI POSSÍVEL AFIRMAR QUE A CENTRALIDADE NA CULTURA E NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SUJEITO, QUANDO APLICADA À PRÁTICA PEDAGÓGICA, POSSIBILITA O TRABALHO A PARTIR DE UMA EDUCAÇÃO PROSPECTIVA, QUE CONSIDERA AS EXPERIÊNCIAS DE VIDA DO SUJEITO E A NECESSÁRIA COLABORAÇÃO ENTRE EDUCADOR E EDUCANDO EM SEU PROCESSO FORMATIVO. NESSE ÂMBITO, O PROFESSOR DEVE LEVAR EM CONTA OUTROS RECURSOS ALÉM DA EXPOSIÇÃO DE CONTEÚDO, PARA POSSIBILITAR MAIOR ARTICULAÇÃO ENTRE OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS TRABALHADOS E AS EXPERIÊNCIAS DE VIDA DOS EDUCANDOS.