Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRODUÇÃO DE CARTILHAS SOBRE ALGAS COMO MÉTODO ALTERNATIVO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BOTÂNICA

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, MÉTODOS, CARTILHA, ALGAS Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62196
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2872
    "inscrito_id" => 7291
    "titulo" => "PRODUÇÃO DE CARTILHAS SOBRE ALGAS COMO MÉTODO ALTERNATIVO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BOTÂNICA"
    "resumo" => "A AVALIAÇÃO TEM UM IMPORTANTE PAPEL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. É POR MEIO DA AVALIAÇÃO QUE O PROFESSOR PODE DIAGNOSTICAR OS SEUS MÉTODOS DE ENSINO E AS CARÊNCIAS E ERROS DOS ALUNOS. DIFERENTES FERRAMENTAS E MÉTODOS AVALIATIVOS SURGEM PARA AUXILIAR O PROFESSOR EM SUAS AVALIAÇÕES, DENTRE ELES O USO DA PRODUÇÃO DE CARTILHAS INFORMATIVAS. AS CARTILHAS SERVEM COMO UMA FERRAMENTA LÚDICA FACILITADORA DO ENSINO, PODENDO CONTEXTUALIZAR DIVERSOS ASSUNTOS, ESPECIALMENTE OS RELACIONADOS AOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO UTILIZAR A CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA SOBRE ALGAS PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E LUDICIDADE DOS DISCENTES DA DISCIPLINA DE MORFOLOGIA E TAXONOMIA DE CRIPTÓGAMAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ E AVALIAR O ENSINO POR INTERMÉDIO DA FERRAMENTA. ANTES DA PRODUÇÃO DA CARTILHA SER REALIZADA, OS ALUNOS TIVERAM UMA AULA DE CAMPO PARA OBSERVAÇÃO E REGISTRO DE ALGAS NA PRAIA DO PACHECO – CE. AS ALGAS OBSERVADAS FORAM FOTOGRAFADAS PARA COMPOR O MATERIAL, JUNTAMENTE COM INFORMAÇÕES ACERCA DE CADA ORGANISMO. OS RESULTADOS FORAM COLETADOS COM O USO DE QUESTIONÁRIOS QUALI-QUANTITATIVOS APLICADOS APÓS A PRODUÇÃO DO MATERIAL. A SONDAGEM DOS RESULTADOS FOI FEITA COM O USO DO SOFTWARE DIGITAL EXCEL. 68,8% DOS ALUNOS DEMONSTRARAM TER INTERESSE SOBRE CONTEÚDO A SER ABORDADO NAS CARTILHAS, A MAIORIA DAS RESPOSTAS ESTANDO RELACIONADA À QUESTÃO DO ENTENDIMENTO SOBRE A IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA DAS ALGAS. 93,8% DOS ALUNOS CLASSIFICARAM A ELABORAÇÃO DAS CARTILHAS COMO ALGO BENÉFICO NO ENSINO. ENTRETANTO, DIFICULDADES FORAM EXPOSTAS PELOS ALUNOS, COMO A PRODUÇÃO TER SIDO TRABALHOSA E CANSATIVA (81,3%), MAS AO MESMO TEMPO SENDO UM MATERIAL DE USO DIDÁTICO (75%), EDUCATIVO (68,8%) E ÚTIL (56,3%). 62,5% DOS LICENCIANDOS AFIRMARAM QUE TALVEZ UTILIZARIAM E 50% DESTES APONTOU COMO JUSTIFICATIVA A PRODUÇÃO DAS CARTILHAS COMO ALGO DIFÍCIL POR SER TRABALHOSO, TER MUITOS DETALHES. COM ISSO, APESAR DE DIFICULDADES NA ELABORAÇÃO, A FERRAMENTA SE MOSTROU UMA ÓTIMA ALTERNATIVA PARA SE UTILIZAR NO ENSINO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, MÉTODOS, CARTILHA, ALGAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID7291_02092019143915.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATEUS DE SOUSA FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "MATEUS SOUSA"
    "autor_email" => "mateussousa90@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62196
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2872
    "inscrito_id" => 7291
    "titulo" => "PRODUÇÃO DE CARTILHAS SOBRE ALGAS COMO MÉTODO ALTERNATIVO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BOTÂNICA"
    "resumo" => "A AVALIAÇÃO TEM UM IMPORTANTE PAPEL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. É POR MEIO DA AVALIAÇÃO QUE O PROFESSOR PODE DIAGNOSTICAR OS SEUS MÉTODOS DE ENSINO E AS CARÊNCIAS E ERROS DOS ALUNOS. DIFERENTES FERRAMENTAS E MÉTODOS AVALIATIVOS SURGEM PARA AUXILIAR O PROFESSOR EM SUAS AVALIAÇÕES, DENTRE ELES O USO DA PRODUÇÃO DE CARTILHAS INFORMATIVAS. AS CARTILHAS SERVEM COMO UMA FERRAMENTA LÚDICA FACILITADORA DO ENSINO, PODENDO CONTEXTUALIZAR DIVERSOS ASSUNTOS, ESPECIALMENTE OS RELACIONADOS AOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO UTILIZAR A CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA SOBRE ALGAS PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E LUDICIDADE DOS DISCENTES DA DISCIPLINA DE MORFOLOGIA E TAXONOMIA DE CRIPTÓGAMAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ E AVALIAR O ENSINO POR INTERMÉDIO DA FERRAMENTA. ANTES DA PRODUÇÃO DA CARTILHA SER REALIZADA, OS ALUNOS TIVERAM UMA AULA DE CAMPO PARA OBSERVAÇÃO E REGISTRO DE ALGAS NA PRAIA DO PACHECO – CE. AS ALGAS OBSERVADAS FORAM FOTOGRAFADAS PARA COMPOR O MATERIAL, JUNTAMENTE COM INFORMAÇÕES ACERCA DE CADA ORGANISMO. OS RESULTADOS FORAM COLETADOS COM O USO DE QUESTIONÁRIOS QUALI-QUANTITATIVOS APLICADOS APÓS A PRODUÇÃO DO MATERIAL. A SONDAGEM DOS RESULTADOS FOI FEITA COM O USO DO SOFTWARE DIGITAL EXCEL. 68,8% DOS ALUNOS DEMONSTRARAM TER INTERESSE SOBRE CONTEÚDO A SER ABORDADO NAS CARTILHAS, A MAIORIA DAS RESPOSTAS ESTANDO RELACIONADA À QUESTÃO DO ENTENDIMENTO SOBRE A IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA DAS ALGAS. 93,8% DOS ALUNOS CLASSIFICARAM A ELABORAÇÃO DAS CARTILHAS COMO ALGO BENÉFICO NO ENSINO. ENTRETANTO, DIFICULDADES FORAM EXPOSTAS PELOS ALUNOS, COMO A PRODUÇÃO TER SIDO TRABALHOSA E CANSATIVA (81,3%), MAS AO MESMO TEMPO SENDO UM MATERIAL DE USO DIDÁTICO (75%), EDUCATIVO (68,8%) E ÚTIL (56,3%). 62,5% DOS LICENCIANDOS AFIRMARAM QUE TALVEZ UTILIZARIAM E 50% DESTES APONTOU COMO JUSTIFICATIVA A PRODUÇÃO DAS CARTILHAS COMO ALGO DIFÍCIL POR SER TRABALHOSO, TER MUITOS DETALHES. COM ISSO, APESAR DE DIFICULDADES NA ELABORAÇÃO, A FERRAMENTA SE MOSTROU UMA ÓTIMA ALTERNATIVA PARA SE UTILIZAR NO ENSINO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, MÉTODOS, CARTILHA, ALGAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID7291_02092019143915.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATEUS DE SOUSA FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "MATEUS SOUSA"
    "autor_email" => "mateussousa90@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A AVALIAÇÃO TEM UM IMPORTANTE PAPEL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. É POR MEIO DA AVALIAÇÃO QUE O PROFESSOR PODE DIAGNOSTICAR OS SEUS MÉTODOS DE ENSINO E AS CARÊNCIAS E ERROS DOS ALUNOS. DIFERENTES FERRAMENTAS E MÉTODOS AVALIATIVOS SURGEM PARA AUXILIAR O PROFESSOR EM SUAS AVALIAÇÕES, DENTRE ELES O USO DA PRODUÇÃO DE CARTILHAS INFORMATIVAS. AS CARTILHAS SERVEM COMO UMA FERRAMENTA LÚDICA FACILITADORA DO ENSINO, PODENDO CONTEXTUALIZAR DIVERSOS ASSUNTOS, ESPECIALMENTE OS RELACIONADOS AOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO UTILIZAR A CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA SOBRE ALGAS PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E LUDICIDADE DOS DISCENTES DA DISCIPLINA DE MORFOLOGIA E TAXONOMIA DE CRIPTÓGAMAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ E AVALIAR O ENSINO POR INTERMÉDIO DA FERRAMENTA. ANTES DA PRODUÇÃO DA CARTILHA SER REALIZADA, OS ALUNOS TIVERAM UMA AULA DE CAMPO PARA OBSERVAÇÃO E REGISTRO DE ALGAS NA PRAIA DO PACHECO – CE. AS ALGAS OBSERVADAS FORAM FOTOGRAFADAS PARA COMPOR O MATERIAL, JUNTAMENTE COM INFORMAÇÕES ACERCA DE CADA ORGANISMO. OS RESULTADOS FORAM COLETADOS COM O USO DE QUESTIONÁRIOS QUALI-QUANTITATIVOS APLICADOS APÓS A PRODUÇÃO DO MATERIAL. A SONDAGEM DOS RESULTADOS FOI FEITA COM O USO DO SOFTWARE DIGITAL EXCEL. 68,8% DOS ALUNOS DEMONSTRARAM TER INTERESSE SOBRE CONTEÚDO A SER ABORDADO NAS CARTILHAS, A MAIORIA DAS RESPOSTAS ESTANDO RELACIONADA À QUESTÃO DO ENTENDIMENTO SOBRE A IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA DAS ALGAS. 93,8% DOS ALUNOS CLASSIFICARAM A ELABORAÇÃO DAS CARTILHAS COMO ALGO BENÉFICO NO ENSINO. ENTRETANTO, DIFICULDADES FORAM EXPOSTAS PELOS ALUNOS, COMO A PRODUÇÃO TER SIDO TRABALHOSA E CANSATIVA (81,3%), MAS AO MESMO TEMPO SENDO UM MATERIAL DE USO DIDÁTICO (75%), EDUCATIVO (68,8%) E ÚTIL (56,3%). 62,5% DOS LICENCIANDOS AFIRMARAM QUE TALVEZ UTILIZARIAM E 50% DESTES APONTOU COMO JUSTIFICATIVA A PRODUÇÃO DAS CARTILHAS COMO ALGO DIFÍCIL POR SER TRABALHOSO, TER MUITOS DETALHES. COM ISSO, APESAR DE DIFICULDADES NA ELABORAÇÃO, A FERRAMENTA SE MOSTROU UMA ÓTIMA ALTERNATIVA PARA SE UTILIZAR NO ENSINO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.