O PRESENTE TRABALHO APRESENTA OS PRIMEIROS RESULTADOS DA PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DO PROJETO “ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO-APRENDIZADO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL”, VINCULADO AO PROJETO DE APOIO SOCIOECONÔMICO - SUBPROGRAMA DE BOLSA INCENTIVO ACADÊMICO, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. TEM COMO OBJETIVO DE APRESENTAR UM MATERIAL CONCRETO ALTERNATIVO PARA UTILIZAÇÃO DURANTE O ENSINO DE MATEMÁTICA COMO MÉTODO DE ABORDAGEM COM ARTICULAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DURANTE AS AULAS SOBRE O CONTEÚDO DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL. O ESTUDO ESTÁ EMBASADO EM LITERATURAS QUE DÃO SUPORTE À RELEVÂNCIA DO ESTUDO DA GEOMETRIA E DA CONSTRUÇÃO DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. PARA PRODUÇÃO DO MATERIAL FOI FABRICADO UMA MASSA DE BISCUIT (PORCELANA FRIA) E UTILIZADO PALITOS DE MADEIRA, OS QUAIS SÃO CONSIDERADOS DE BAIXO CUSTO E DE FÁCIL OBTENÇÃO PELA COMUNIDADE ESCOLAR. A SELEÇÃO DAS FIGURAS TEVE COMO REFERÊNCIA OS LIVROS DIDÁTICOS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA UTILIZADOS PELOS PROFESSORES E DO CONTEÚDO PREVISTO PARA OS ALUNOS MATRICULADOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. FORAM FEITAS TRÊS REPRESENTAÇÕES DE ESQUELETOS GEOMÉTRICOS: (I) TETRAEDRO, (II) OCTAEDRO E (III) CUBO. CONSIDERAMOS QUE A PROPOSTA DE USO DO MATERIAL DIDÁTICO TORNA-SE EFICAZ DE ACORDO COM A SUA ESPECIFICIDADE DE ARTICULAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA COM O CONTEÚDO DE MATEMÁTICA E AQUISIÇÃO DE BAIXO CUSTO COM DURABILIDADE E RESISTÊNCIA, POIS É POSSÍVEL QUE OS MATERIAIS SEJAM DISPONIBILIZADOS PARA TODOS OS ALUNOS EM SALA DE AULA. ALÉM DISSO, CONTRIBUI PARA A MELHORIA DO ENSINO MATEMÁTICA COM O FORTALECIMENTO DAS ATIVIDADES INDIVIDUAIS E EM GRUPOS, POIS OS POLIEDROS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS PODERÃO COMPOR UMA EXPOSIÇÃO E ACERVO DE FIGURAS DA GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL.