PRODUÇÃO E MANUTENÇÃO DE HERBÁRIOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NA ESCOLA E.E.E.F.M. PROFª. MARIA ARAÚJO DE FIGUEIREDO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62210 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2519 "inscrito_id" => 9620 "titulo" => "PRODUÇÃO E MANUTENÇÃO DE HERBÁRIOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NA ESCOLA E.E.E.F.M. PROFª. MARIA ARAÚJO DE FIGUEIREDO" "resumo" => "O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROPÕE-SE COMO UMA NOVA FERRAMENTA PARA O ENSINO, CONSIDERADA COMO UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA QUE SUBSTITUA AS METODOLOGIAS INEFICIENTES OU FORTALEÇA AS QUE JÁ ESTÃO POSTAS EM PRÁTICA. O DESENVOLVIMENTO DESSE PROCESSO TROUXE MUDANÇAS VISÍVEIS NO MODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A UTILIZAÇÃO DESSE TIPO DE TECNOLOGIA, A EXEMPLO DE UM HERBÁRIO, OFERECE MAIOR PRATICIDADE, INTERATIVIDADE E DINAMISMO NA EXPLICAÇÃO DE CONTEÚDOS DE BOTÂNICA, FORTALECENDO O ELO ALUNO-PROFESSOR E GARANTINDO MAIOR AUTONOMIA AOS DISCENTES. OS MATERIAIS VISUAIS DESTA NOVA METODOLOGIA , A EXEMPLO DAS EXSICATAS, FAZEM COM QUE A ABSORÇÃO DO ASSUNTO POR PARTE DOS ALUNOS SE DÊ DE FORMA ACURADA, DOTADA DE IMAGENS E PARTES TÁCTEIS. A RESPEITO DA RETENÇÃO DE CONTEÚDO, ESSA PRÁTICA DE ENSINO EXPLORA DESDE ALUNOS MAIS VISUAIS, AOS QUE SÃO MAIS AUDITIVOS E ATÉ EDUCANDOS COM ATIVIDADES PRÁTICAS CINESTÉSICAS. ESTE PROJETO OBJETIVA ATRELAR O ENSINO DA BOTÂNICA COM USO DE EXSICATAS PRODUZIDAS PELOS ALUNOS E A EXPLORAÇÃO CIENTÍFICA DESTAS COM UM MANUAL DE CLASSIFICAÇÃO DE FLORES, DE MODO QUE O EDUCANDO COMPREENDA A RAZÃO DE APRENDER DETERMINADOS CONCEITOS QUE, QUE EM OUTRO MOMENTO, PARECERIAM SEM UTILIDADE, ACRESCENDO MAIOR SIGNIFICADO A NECESSIDADE DA OBTENÇÃO DE CONHECIMENTO EM SALA DE AULA. SOB ESSA PERSPECTIVA, A CONFECÇÃO DO HERBÁRIO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA CONHECERMOS ESPÉCIES DE PLANTAS DE UM AMBIENTE. ATRAVÉS DESSAS COLEÇÕES, SERÃO OBTIDAS INFORMAÇÕES MORFOLÓGICAS, SISTEMÁTICAS, DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA, HABITAT E UTILIDADE DAS PLANTAS, QUE SÃO A BASE PARA A REALIZAÇÃO DE QUALQUER TRABALHO NA ÁREA DE BOTÂNICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "HERBÁRIO, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, ENSINO DE BOTÂNICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID9620_21082019163358.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ GUSTAVO DOS REIS DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "LUIZ GUSTAVO FREITAS" "autor_email" => "luizgrfreitas@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ - IFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62210 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2519 "inscrito_id" => 9620 "titulo" => "PRODUÇÃO E MANUTENÇÃO DE HERBÁRIOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NA ESCOLA E.E.E.F.M. PROFª. MARIA ARAÚJO DE FIGUEIREDO" "resumo" => "O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROPÕE-SE COMO UMA NOVA FERRAMENTA PARA O ENSINO, CONSIDERADA COMO UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA QUE SUBSTITUA AS METODOLOGIAS INEFICIENTES OU FORTALEÇA AS QUE JÁ ESTÃO POSTAS EM PRÁTICA. O DESENVOLVIMENTO DESSE PROCESSO TROUXE MUDANÇAS VISÍVEIS NO MODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A UTILIZAÇÃO DESSE TIPO DE TECNOLOGIA, A EXEMPLO DE UM HERBÁRIO, OFERECE MAIOR PRATICIDADE, INTERATIVIDADE E DINAMISMO NA EXPLICAÇÃO DE CONTEÚDOS DE BOTÂNICA, FORTALECENDO O ELO ALUNO-PROFESSOR E GARANTINDO MAIOR AUTONOMIA AOS DISCENTES. OS MATERIAIS VISUAIS DESTA NOVA METODOLOGIA , A EXEMPLO DAS EXSICATAS, FAZEM COM QUE A ABSORÇÃO DO ASSUNTO POR PARTE DOS ALUNOS SE DÊ DE FORMA ACURADA, DOTADA DE IMAGENS E PARTES TÁCTEIS. A RESPEITO DA RETENÇÃO DE CONTEÚDO, ESSA PRÁTICA DE ENSINO EXPLORA DESDE ALUNOS MAIS VISUAIS, AOS QUE SÃO MAIS AUDITIVOS E ATÉ EDUCANDOS COM ATIVIDADES PRÁTICAS CINESTÉSICAS. ESTE PROJETO OBJETIVA ATRELAR O ENSINO DA BOTÂNICA COM USO DE EXSICATAS PRODUZIDAS PELOS ALUNOS E A EXPLORAÇÃO CIENTÍFICA DESTAS COM UM MANUAL DE CLASSIFICAÇÃO DE FLORES, DE MODO QUE O EDUCANDO COMPREENDA A RAZÃO DE APRENDER DETERMINADOS CONCEITOS QUE, QUE EM OUTRO MOMENTO, PARECERIAM SEM UTILIDADE, ACRESCENDO MAIOR SIGNIFICADO A NECESSIDADE DA OBTENÇÃO DE CONHECIMENTO EM SALA DE AULA. SOB ESSA PERSPECTIVA, A CONFECÇÃO DO HERBÁRIO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA CONHECERMOS ESPÉCIES DE PLANTAS DE UM AMBIENTE. ATRAVÉS DESSAS COLEÇÕES, SERÃO OBTIDAS INFORMAÇÕES MORFOLÓGICAS, SISTEMÁTICAS, DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA, HABITAT E UTILIDADE DAS PLANTAS, QUE SÃO A BASE PARA A REALIZAÇÃO DE QUALQUER TRABALHO NA ÁREA DE BOTÂNICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "HERBÁRIO, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, ENSINO DE BOTÂNICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID9620_21082019163358.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ GUSTAVO DOS REIS DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "LUIZ GUSTAVO FREITAS" "autor_email" => "luizgrfreitas@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ - IFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }