PROFESSOR DA ESCOLA BÁSICA E A BNCC – PROCESSOS FORMATIVOS OU RECONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA?
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62217 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 810 "inscrito_id" => 3425 "titulo" => "PROFESSOR DA ESCOLA BÁSICA E A BNCC – PROCESSOS FORMATIVOS OU RECONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA?" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO FOCO APRESENTAR A PROPOSTA PARA A BASE NACIONAL COMUM DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA FEITA PELO MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO E DISCUTIR AS IMPLICAÇÕES PRÁTICAS NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR QUE JÁ ESTÁ EM SALA DE AULA, HÁ MAIS DE VINTE ANOS. A BNCC PROPÕE O DESEMPENHO DO PROFESSOR COM BASE EM COMPETÊNCIAS: CONHECIMENTO PROFISSIONAL – O DOCENTE DEVERÁ DEMONSTRAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM UM PROCESSO DE MOVIMENTO – AÇÃO / REFLEXÃO, PARA QUE ESSE GUIE A PRÁTICA E ESTA REVISITE A TEORIA, COMO AÇÃO CONSTANTE; A PRÁTICA – APLICAÇÃO DOS SABERES NECESSÁRIOS A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO ESTUDANTE, SER COERENTE A IDEAIS E VALORES SOCIAIS DOS ESTUDANTES; E ENGAJAMENTO PROFISSIONAL – O COMPROMISSO MORAL E ÉTICO DEVE PREVALECER, PARA CONSIGO (ELE, O PROFESSOR), COM OS ESTUDANTES, PAIS E PARA COM A COMUNIDADE. MAS, O CONFLITO ESTÁ NA FORMAÇÃO INICIAL DESSE PROFISSIONAL, COM ENTENDIMENTO LIMITADO, DIRECIONADO A VISÃO ÚNICA DO ENSINO; ACRÍTICO. A BASE TEÓRICA ESTÁ FUNDADA EM MEC (2018) QUE APRESENTA A PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR COM VISTAS A BNCC; GONÇALVES (2018) MOSTRA QUE (2,192 MILHÕES) DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DEVERÃO TER A IDENTIDADE REVITALIZADA; GOLEMAN (2012) PROPÕE AUTOCONHECIMENTO E AUTOCONTROLE PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE; DUBAR (2006); VIEIRA (2015) E GOMES (2018) DEFENDEM UMA IDENTIDADE PROFISSIONAL. A PESQUISA FOI REALIZADA QUALITATIVAMENTE, EM CARÁTER SUBJETIVO, ONDE HÁ DIÁLOGO ENTRE OS SUJEITOS. OS RESULTADOS APONTAM A NECESSIDADE DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR, NÃO PENAS COM PROCESSOS FORMATIVOS, MAS PRECISARÁ DE NOVA IDENTIDADE PARA ATUAR EM CONCORDÂNCIA COM OS PADRÕES LEGAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, COMPETÊNCIAS, NOVA IDENTIDADE DO PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID3425_01082019093704.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GENILDA ALVES NASCIMENTO MELO" "autor_nome_curto" => "GENILDA MELO" "autor_email" => "genilda2010@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS EDUCATIVAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62217 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 810 "inscrito_id" => 3425 "titulo" => "PROFESSOR DA ESCOLA BÁSICA E A BNCC – PROCESSOS FORMATIVOS OU RECONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA?" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO FOCO APRESENTAR A PROPOSTA PARA A BASE NACIONAL COMUM DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA FEITA PELO MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO E DISCUTIR AS IMPLICAÇÕES PRÁTICAS NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR QUE JÁ ESTÁ EM SALA DE AULA, HÁ MAIS DE VINTE ANOS. A BNCC PROPÕE O DESEMPENHO DO PROFESSOR COM BASE EM COMPETÊNCIAS: CONHECIMENTO PROFISSIONAL – O DOCENTE DEVERÁ DEMONSTRAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM UM PROCESSO DE MOVIMENTO – AÇÃO / REFLEXÃO, PARA QUE ESSE GUIE A PRÁTICA E ESTA REVISITE A TEORIA, COMO AÇÃO CONSTANTE; A PRÁTICA – APLICAÇÃO DOS SABERES NECESSÁRIOS A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO ESTUDANTE, SER COERENTE A IDEAIS E VALORES SOCIAIS DOS ESTUDANTES; E ENGAJAMENTO PROFISSIONAL – O COMPROMISSO MORAL E ÉTICO DEVE PREVALECER, PARA CONSIGO (ELE, O PROFESSOR), COM OS ESTUDANTES, PAIS E PARA COM A COMUNIDADE. MAS, O CONFLITO ESTÁ NA FORMAÇÃO INICIAL DESSE PROFISSIONAL, COM ENTENDIMENTO LIMITADO, DIRECIONADO A VISÃO ÚNICA DO ENSINO; ACRÍTICO. A BASE TEÓRICA ESTÁ FUNDADA EM MEC (2018) QUE APRESENTA A PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR COM VISTAS A BNCC; GONÇALVES (2018) MOSTRA QUE (2,192 MILHÕES) DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DEVERÃO TER A IDENTIDADE REVITALIZADA; GOLEMAN (2012) PROPÕE AUTOCONHECIMENTO E AUTOCONTROLE PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE; DUBAR (2006); VIEIRA (2015) E GOMES (2018) DEFENDEM UMA IDENTIDADE PROFISSIONAL. A PESQUISA FOI REALIZADA QUALITATIVAMENTE, EM CARÁTER SUBJETIVO, ONDE HÁ DIÁLOGO ENTRE OS SUJEITOS. OS RESULTADOS APONTAM A NECESSIDADE DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR, NÃO PENAS COM PROCESSOS FORMATIVOS, MAS PRECISARÁ DE NOVA IDENTIDADE PARA ATUAR EM CONCORDÂNCIA COM OS PADRÕES LEGAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, COMPETÊNCIAS, NOVA IDENTIDADE DO PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID3425_01082019093704.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GENILDA ALVES NASCIMENTO MELO" "autor_nome_curto" => "GENILDA MELO" "autor_email" => "genilda2010@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS EDUCATIVAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }