A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES TEM SIDO TEMA DE DEBATES NO MEIO ACADÊMICO E NO ÂMBITO DOS ENCONTROS DE DOCENTES PROMOVIDOS PELAS SECRETARIAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO. ESSA FORMAÇÃO TEM POR OBJETIVO PROPICIAR AOS EDUCADORES A TROCA DE EXPERIÊNCIAS, O DIÁLOGO SOBRE AS DIFERENTES METODOLOGIAS, ESTUDO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, PARTICIPAÇÃO EM FEIRAS CIENTÍFICAS, ENTRE OUTRAS AÇÕES, QUE ACABAM POR OPORTUNIZAR O SENTIMENTO DE COOPERAÇÃO E COMPARTILHAMENTO ENTRE EDUCADORES E EDUCANDOS. O REFLEXO DESSA AÇÃO É PERCEBIDO NA SALA DE AULA, ATRAVÉS DA MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES QUE SE TORNAM PROTAGONISTAS DE SUA PRÓPRIA APRENDIZAGEM, CARACTERIZANDO-SE PELA BUSCA DA OUSADIA, PROMOÇÃO DA PESQUISA, BEM COMO O EXERCÍCIO DO PENSAR. DESSE MODO, O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ABORDAR O PROGRAMA PAIC CIÊNCIAS E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, APRESENTANDO SUA APLICABILIDADE NA 1ª COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – CREDE 1, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ/CE. A CATEGORIA DE ANÁLISE DOS ENCONTROS PRESENCIAIS REVELA QUE O CURSO TEM ESTIMULADO O PROTAGONISMO DOS PROFESSORES, UMA VEZ QUE ABRE ESPAÇO PARA EXPOR SEU PENSAMENTO SOBRE O TEMA ESTUDADO E PROMOVE A TROCA DE EXPERIÊNCIAS.