PROPRIEDADES DA ÁGUA E OS EVENTOS BIOLÓGICOS: APRENDIZAGEM A PARTIR DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62304 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2148 "inscrito_id" => 5522 "titulo" => "PROPRIEDADES DA ÁGUA E OS EVENTOS BIOLÓGICOS: APRENDIZAGEM A PARTIR DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO" "resumo" => """ ENSINO POR INVESTIGAÇÃO É UM MÉTODO PEDAGÓGICO QUE POSSIBILITA AO ESTUDANTE COMPREENDER AS BASES CIENTIFICAS QUE LEVAM AO CONHECIMENTO. ESTE MODELO ESTIMULA A OBSERVAÇÃO, REFLEXÃO, DISCUSSÃO, COLETA DE DADOS, CRIAÇÃO DE HIPÓTESES, ANÁLISE DE FENÔMENOS E FATOS, BEM COMO A COMUNICAÇÃO DE SEUS RESULTADOS. NESTE TRABALHO INCLUI-SE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD), CONTENDO ATIVIDADES DIVERSIFICADAS, TENDO A BIOLOGIA COMO UMA CIÊNCIA EXPERIMENTAL, VALORIZANDO O PROTAGONISMO JUVENIL COMO ESSENCIAL PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.\r\n OBJETIVA-SE VERIFICAR A APRENDIZAGEM ACERCA DAS PROPRIEDADES DA ÁGUA ENQUANTO ELEMENTO FUNDAMENTAL AOS SISTEMAS BIOLÓGICOS, NUMA PERSPECTIVA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DA PARAÍBA. \r\n É UM TRABALHO COM ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO ETNOGRAFIA ESCOLAR, PELA DE INTERAÇÃO DO PESQUISADOR COM O OBJETO PESQUISADO. FOI DESENVOLVIDO EM DUAS TURMAS DE TERCEIRAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO, TOTALIZANDO SESSENTA ESTUDANTES. \r\n A APLICAÇÃO DA SD A PARTIR DA ABORDAGEM INVESTIGATIVA GARANTIU ADESÃO SIGNIFICATIVA DOS ESTUDANTES, DEMONSTRANDO SEU PAPEL NA APROXIMAÇÃO DOS CONTEÚDOS E FAVORECENDO A INTERAÇÃO ENTRE OS PARES NAS ATIVIDADES. VERIFICAMOS UM APROVEITAMENTO SUPERIOR A 70% NO DESEMPENHO DOS ALUNOS QUANDO SUAS AVALIAÇÕES NÃO CONSISTIRAM EM PROVAS TRADICIONAIS. OS RESULTADOS FORAM OBTIDOS PELA ANÁLISE DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ESTUDANTES DURANTE O PROCESSO. OBTEVE-SE 85% DE APROVAÇÃO DA METODOLOGIA PELOS ESTUDANTES.\r\n O TRABALHO AQUI DESCRITO, FAVORECE A APRENDIZAGEM SOBRE A ÁGUA E SUAS PROPRIEDADES, SOBRETUDO CONTRIBUI PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, CONTEMPLANDO O PROTAGONISMO ESTUDANTIL. CONSIDERAMOS QUE ESTA METODOLOGIA SE CONSTITUI EM PRODUTO INOVADOR EM ENSINO, PORQUANTO SUA APLICAÇÃO TENHA SE MOSTRADO EFICIENTE NO ESTUDO DA TEMÁTICA APRESENTADA. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, APRENDIZAGEM, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID5522_15082019184226.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLAUDIA MARTINS BALBINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GLÁUDIA MARTINS" "autor_email" => "glaudiamartins@hotmail.co" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62304 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2148 "inscrito_id" => 5522 "titulo" => "PROPRIEDADES DA ÁGUA E OS EVENTOS BIOLÓGICOS: APRENDIZAGEM A PARTIR DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO" "resumo" => """ ENSINO POR INVESTIGAÇÃO É UM MÉTODO PEDAGÓGICO QUE POSSIBILITA AO ESTUDANTE COMPREENDER AS BASES CIENTIFICAS QUE LEVAM AO CONHECIMENTO. ESTE MODELO ESTIMULA A OBSERVAÇÃO, REFLEXÃO, DISCUSSÃO, COLETA DE DADOS, CRIAÇÃO DE HIPÓTESES, ANÁLISE DE FENÔMENOS E FATOS, BEM COMO A COMUNICAÇÃO DE SEUS RESULTADOS. NESTE TRABALHO INCLUI-SE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD), CONTENDO ATIVIDADES DIVERSIFICADAS, TENDO A BIOLOGIA COMO UMA CIÊNCIA EXPERIMENTAL, VALORIZANDO O PROTAGONISMO JUVENIL COMO ESSENCIAL PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.\r\n OBJETIVA-SE VERIFICAR A APRENDIZAGEM ACERCA DAS PROPRIEDADES DA ÁGUA ENQUANTO ELEMENTO FUNDAMENTAL AOS SISTEMAS BIOLÓGICOS, NUMA PERSPECTIVA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DA PARAÍBA. \r\n É UM TRABALHO COM ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO ETNOGRAFIA ESCOLAR, PELA DE INTERAÇÃO DO PESQUISADOR COM O OBJETO PESQUISADO. FOI DESENVOLVIDO EM DUAS TURMAS DE TERCEIRAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO, TOTALIZANDO SESSENTA ESTUDANTES. \r\n A APLICAÇÃO DA SD A PARTIR DA ABORDAGEM INVESTIGATIVA GARANTIU ADESÃO SIGNIFICATIVA DOS ESTUDANTES, DEMONSTRANDO SEU PAPEL NA APROXIMAÇÃO DOS CONTEÚDOS E FAVORECENDO A INTERAÇÃO ENTRE OS PARES NAS ATIVIDADES. VERIFICAMOS UM APROVEITAMENTO SUPERIOR A 70% NO DESEMPENHO DOS ALUNOS QUANDO SUAS AVALIAÇÕES NÃO CONSISTIRAM EM PROVAS TRADICIONAIS. OS RESULTADOS FORAM OBTIDOS PELA ANÁLISE DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ESTUDANTES DURANTE O PROCESSO. OBTEVE-SE 85% DE APROVAÇÃO DA METODOLOGIA PELOS ESTUDANTES.\r\n O TRABALHO AQUI DESCRITO, FAVORECE A APRENDIZAGEM SOBRE A ÁGUA E SUAS PROPRIEDADES, SOBRETUDO CONTRIBUI PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, CONTEMPLANDO O PROTAGONISMO ESTUDANTIL. CONSIDERAMOS QUE ESTA METODOLOGIA SE CONSTITUI EM PRODUTO INOVADOR EM ENSINO, PORQUANTO SUA APLICAÇÃO TENHA SE MOSTRADO EFICIENTE NO ESTUDO DA TEMÁTICA APRESENTADA. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, APRENDIZAGEM, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID5522_15082019184226.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLAUDIA MARTINS BALBINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GLÁUDIA MARTINS" "autor_email" => "glaudiamartins@hotmail.co" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }