RADIAÇÃO NUCLEAR E CIRCULAÇÃO DE AR: UMA PROPOSTA CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62363 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1298 "inscrito_id" => 10723 "titulo" => "RADIAÇÃO NUCLEAR E CIRCULAÇÃO DE AR: UMA PROPOSTA CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "OS FENÔMENOS RADIOATIVOS, TÃO PRESENTES NO COTIDIANO, FICAM DISTANTES DA REALIDADE DOS DISCENTES, POIS POUCO É ENSINADO SOBRE AS ATIVIDADES DOS ISÓTOPOS INSTÁVEIS E DOS FENÔMENOS RELATIVOS A ELES, NATURAIS EM SUA MAIORIA. DESSE MODO, PERPETUA-SE A IDEIA DE QUE QUALQUER ATIVIDADE RADIOATIVA ESTÁ ASSOCIADA A ACIDENTES NUCLEARES. UM DOS MOTIVOS À PERPETUAÇÃO DESSES DISCURSOS É O MODO COMO A RADIAÇÃO É ABORDADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, SOB A FORMA DE FÓRMULAS E TRATAMENTOS MATEMÁTICOS, OS QUAIS NÃO FORNECEM UMA INTERFACE À NATUREZA, À REALIDADE. VISANDO MELHORAR ESSE CONTEXTO, CONSTRUÍMOS UM TUBO DE ACRÍLICO DE 2 M DE COMPRIMENTO A FIM DE ESTUDAR O CRESCIMENTO DA RADIAÇÃO, EM SEU INTERIOR, DE PEDRAS ORIUNDAS DE REJEITOS DE UMA MINA DE URÂNIO. AS MEDIÇÕES DE RADIAÇÃO SÃO FEITAS USANDO UM MONITOR GEIGER-MÜLLER. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE QUANDO O GEIGER ESTÁ PERTO DE UMA CORRENTE DE AR NO TUBO A INTENSIDADE RADIOATIVA MEDIDA DIMINUI; JÁ AO COLOCÁ-LO NA POSIÇÃO DE ISOLAMENTO, A MEDIDA AUMENTA QUASE O DOBRO, O QUE INDICA QUE O AR EM MOVIMENTO CARREGA CONSIGO AS PARTÍCULAS RADIOATIVAS, INTERFERINDO NAS CONTAGENS DE RADIAÇÃO. A CORRENTE DE AR, CUJA ENTRADA FOI FORÇADA COM O AUXÍLIO DE UMA BOMBA DE VÁCUO, MOSTRA FATOS COMO A IMPORTÂNCIA DE SE AFASTAR DE UM ACIDENTE NUCLEAR NO SENTIDO CONTRÁRIO AO DO VENTO E A UTILIDADE DE SE MANTER AS RESIDÊNCIAS BEM AREJADAS A FIM DE NÃO SE ACUMULAR RADIONUCLÍDEOS, QUE TEM ORIGEM EM ROCHAS QUE FAZEM, EM GERAL, PARTE DA COMPOSIÇÃO DAS CONSTRUÇÕES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE RADIAÇÃO, CIÊNCIA CONTEXTUALIZADA, AÇÕES MITIGADORAS, TUBO COM CORRENTE DE AR;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID10723_13082019083416.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORGE HENRIQUE CUNHA BASILIO" "autor_nome_curto" => "JORGE BASILIO" "autor_email" => "jorgehenriquebasilio@hotm" "autor_ies" => "IFRJ - CAMPUS CDUC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62363 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1298 "inscrito_id" => 10723 "titulo" => "RADIAÇÃO NUCLEAR E CIRCULAÇÃO DE AR: UMA PROPOSTA CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "OS FENÔMENOS RADIOATIVOS, TÃO PRESENTES NO COTIDIANO, FICAM DISTANTES DA REALIDADE DOS DISCENTES, POIS POUCO É ENSINADO SOBRE AS ATIVIDADES DOS ISÓTOPOS INSTÁVEIS E DOS FENÔMENOS RELATIVOS A ELES, NATURAIS EM SUA MAIORIA. DESSE MODO, PERPETUA-SE A IDEIA DE QUE QUALQUER ATIVIDADE RADIOATIVA ESTÁ ASSOCIADA A ACIDENTES NUCLEARES. UM DOS MOTIVOS À PERPETUAÇÃO DESSES DISCURSOS É O MODO COMO A RADIAÇÃO É ABORDADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, SOB A FORMA DE FÓRMULAS E TRATAMENTOS MATEMÁTICOS, OS QUAIS NÃO FORNECEM UMA INTERFACE À NATUREZA, À REALIDADE. VISANDO MELHORAR ESSE CONTEXTO, CONSTRUÍMOS UM TUBO DE ACRÍLICO DE 2 M DE COMPRIMENTO A FIM DE ESTUDAR O CRESCIMENTO DA RADIAÇÃO, EM SEU INTERIOR, DE PEDRAS ORIUNDAS DE REJEITOS DE UMA MINA DE URÂNIO. AS MEDIÇÕES DE RADIAÇÃO SÃO FEITAS USANDO UM MONITOR GEIGER-MÜLLER. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE QUANDO O GEIGER ESTÁ PERTO DE UMA CORRENTE DE AR NO TUBO A INTENSIDADE RADIOATIVA MEDIDA DIMINUI; JÁ AO COLOCÁ-LO NA POSIÇÃO DE ISOLAMENTO, A MEDIDA AUMENTA QUASE O DOBRO, O QUE INDICA QUE O AR EM MOVIMENTO CARREGA CONSIGO AS PARTÍCULAS RADIOATIVAS, INTERFERINDO NAS CONTAGENS DE RADIAÇÃO. A CORRENTE DE AR, CUJA ENTRADA FOI FORÇADA COM O AUXÍLIO DE UMA BOMBA DE VÁCUO, MOSTRA FATOS COMO A IMPORTÂNCIA DE SE AFASTAR DE UM ACIDENTE NUCLEAR NO SENTIDO CONTRÁRIO AO DO VENTO E A UTILIDADE DE SE MANTER AS RESIDÊNCIAS BEM AREJADAS A FIM DE NÃO SE ACUMULAR RADIONUCLÍDEOS, QUE TEM ORIGEM EM ROCHAS QUE FAZEM, EM GERAL, PARTE DA COMPOSIÇÃO DAS CONSTRUÇÕES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE RADIAÇÃO, CIÊNCIA CONTEXTUALIZADA, AÇÕES MITIGADORAS, TUBO COM CORRENTE DE AR;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID10723_13082019083416.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORGE HENRIQUE CUNHA BASILIO" "autor_nome_curto" => "JORGE BASILIO" "autor_email" => "jorgehenriquebasilio@hotm" "autor_ies" => "IFRJ - CAMPUS CDUC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }