REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62413 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4898 "inscrito_id" => 12041 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE" "resumo" => "O MODELO FLEXNERIANO NÃO ATENDE À DEMANDA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA, A PROPOSTA DO SISTEMA UNIVERSAL DEPENDIA DO PERFIL DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. MODIFICAÇÕES NA ESTRUTURA CURRICULAR SE TORNAVAM EMERGENTES E ENTÃO SURGIRAM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE. AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO EM SAÚDE FORAM LEVADAS A REORGANIZAR SEUS CURSOS, E A PROPORCIONAREM CONDIÇÕES PARA QUE O NOVO MODELO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATENDESSE AS EXIGÊNCIAS DAS NOVAS DIRETRIZES. O MODELO PROPOSTO, O DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, DEVE PROPORCIONAR UM ENSINO ATIVO, E FAZER COM QUE ALUNO SEJA SUJEITO DO SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É PROVOCAR REFLEXÕES SOBRE COMO TEM SIDO O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PELOS DOCENTES NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE. NESTE ESTUDO FORAM ANALISADOS OS ARTIGOS CIENTÍFICOS E TEXTOS DE LIVROS QUE SE OCUPASSEM DE ABORDAR À DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM CURSOS SUPERIORES DE SAÚDE E OUTRO REFERENTE À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO EM SAÚDE. A PESQUISA FOI REALIZADO ATRAVÉS DO SITE DE BUSCA GOGGLE E DO PORTAL SCIELO. CONCLUSÃO: OS DESAFIOS SÃO MUITOS: É COMO PROPORCIONAR ESSA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA; É APLICAR E UTILIZAR AS ESTRATÉGIAS CERTAS; É PROPORCIONAR AS CONDIÇÕES ESSENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DESSA APRENDIZAGEM. INFELIZMENTE MUITOS DOCENTES ESTÃO DESPREPARADOS PARA LIDAREM COM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E, PORTANTO, APRESENTEM DESPREPARO NO MANEJO DAS METODOLOGIAS ATIVAS. OFICINAS PARA CAPACITAÇÃO DE DOCENTES, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA O ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE, SÃO PROPOSTAS DE ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DO DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, DOCÊNCIA, ENSINO SUPERIOR, METODOLOGIAS ATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID12041_04102019134116.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA DALSECO ARAÚJO MACHADO" "autor_nome_curto" => "RENATA DALSECO" "autor_email" => "renatadalseco@gmail.com" "autor_ies" => "UEMS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62413 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4898 "inscrito_id" => 12041 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE" "resumo" => "O MODELO FLEXNERIANO NÃO ATENDE À DEMANDA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA, A PROPOSTA DO SISTEMA UNIVERSAL DEPENDIA DO PERFIL DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. MODIFICAÇÕES NA ESTRUTURA CURRICULAR SE TORNAVAM EMERGENTES E ENTÃO SURGIRAM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE. AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO EM SAÚDE FORAM LEVADAS A REORGANIZAR SEUS CURSOS, E A PROPORCIONAREM CONDIÇÕES PARA QUE O NOVO MODELO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATENDESSE AS EXIGÊNCIAS DAS NOVAS DIRETRIZES. O MODELO PROPOSTO, O DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, DEVE PROPORCIONAR UM ENSINO ATIVO, E FAZER COM QUE ALUNO SEJA SUJEITO DO SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É PROVOCAR REFLEXÕES SOBRE COMO TEM SIDO O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PELOS DOCENTES NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE. NESTE ESTUDO FORAM ANALISADOS OS ARTIGOS CIENTÍFICOS E TEXTOS DE LIVROS QUE SE OCUPASSEM DE ABORDAR À DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM CURSOS SUPERIORES DE SAÚDE E OUTRO REFERENTE À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO EM SAÚDE. A PESQUISA FOI REALIZADO ATRAVÉS DO SITE DE BUSCA GOGGLE E DO PORTAL SCIELO. CONCLUSÃO: OS DESAFIOS SÃO MUITOS: É COMO PROPORCIONAR ESSA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA; É APLICAR E UTILIZAR AS ESTRATÉGIAS CERTAS; É PROPORCIONAR AS CONDIÇÕES ESSENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DESSA APRENDIZAGEM. INFELIZMENTE MUITOS DOCENTES ESTÃO DESPREPARADOS PARA LIDAREM COM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E, PORTANTO, APRESENTEM DESPREPARO NO MANEJO DAS METODOLOGIAS ATIVAS. OFICINAS PARA CAPACITAÇÃO DE DOCENTES, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA O ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE, SÃO PROPOSTAS DE ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DO DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, DOCÊNCIA, ENSINO SUPERIOR, METODOLOGIAS ATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID12041_04102019134116.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA DALSECO ARAÚJO MACHADO" "autor_nome_curto" => "RENATA DALSECO" "autor_email" => "renatadalseco@gmail.com" "autor_ies" => "UEMS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }