O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA DISCUSSÃO SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM O OBJETIVO DE RESPONDER AOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: O QUE PENSAM OS EDUCADORES EM RELAÇÃO À ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL? QUAIS AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NESSE PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM? QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ADOTADOS, OPTAMOS PELA ABORDAGEM QUALITATIVA E COMO PROCEDIMENTO DE COLETA DE DADOS, UTILIZAMOS A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ELETRÔNICOS DO GOOGLE DRIVE VIA INTERNET COM 38 EDUCADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA TANTO, DE ACORDO COM AS PERCEPÇÕES DOS SUJEITOS DA PESQUISA FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE A MAIORIA DOS EDUCADORES (94,8%) EXPRESSOU EXPECTATIVAS POSITIVAS EM RELAÇÃO ÀS POTENCIALIDADES DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL PARA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA. EM FACE ÀS DIFICULDADES MENCIONADAS EM TERMOS DE CONDIÇÕES MATERIAIS E INSTRUMENTAIS ADEQUADOS, USO DE ESTRATÉGIAS DIFERENCIADAS, FALTA DO ACOMPANHAMENTO MAIS PRÓXIMO DA FAMÍLIA E OBSTÁCULO DA MEMORIZAÇÃO E/OU APRENDIZAGEM LENTA, RESSALTAMOS QUE MESMO DIANTE DESSAS DIFICULDADES OS PROFESSORES ACREDITAM NA POSSIBILIDADE DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. PORTANTO, FICA EVIDENTE QUE A REALIDADE PERMEADA NO COTIDIANO DESSES PARTICIPANTES DA PESQUISA CONFIGURA-SE COMO UM IMPORTANTE GANHO DENTRO DO HISTÓRICO DE SEGREGAÇÃO E EXCLUSÃO DA EDUCAÇÃO.