NAS ÚLTIMAS DÉCADAS A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NAS CARREIRAS CIENTÍFICAS TEM SOFRIDO AVANÇOS MUITO SIGNIFICATIVO. DESENVOLVER PROPOSTAS DE TRABALHO SOBRE A QUESTÃO DE GÊNERO E CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA TEM SIDO UM DESAFIO IMENSO DENTRO DA PERSPECTIVA DOS DIREITOS DAS MULHERES EM DECIDIR SUA VIDA PROFISSIONAL. O OBJETIVO DESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA É PROMOVER UMA DISCUSSÃO SOBRE AS PROBLEMÁTICAS RELACIONADAS ÀS QUESTÕES DE GÊNERO E CIÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR, BEM COMO REPENSAR CONCEITOS, VALORES E ATITUDES EM RELAÇÃO ÀS MULHERES. PARA ISSO, FORAM REALIZADAS DUAS OFICINAS PEDAGÓGICAS COM 38 ESTUDANTES DO 1º E 2º ANOS DE UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO, COM AS TEMÁTICAS SOBRE CONCEITOS DE GÊNERO E OUTRA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DAS MULHERES NA CIÊNCIA, NO HORÁRIO VESPERTINO, COM A UTILIZAÇÃO DE DIVERSOS RECURSOS DIDÁTICOS. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE AS ADOLESCENTES CONCEBEM A CARREIRA CIENTÍFICA COMO UMA SITUAÇÃO EM QUE ELAS PODEM ATUAR E COMPREENDERAM QUE AÇÕES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DOS TRABALHOS DAS MULHERES E QUE ATITUDES DE VALORIZAÇÃO E RESPEITO ÀS MULHERES SÃO NECESSÁRIAS NO AMBIENTE ESCOLAR.