SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ANIMAIS VERTEBRADOS DESENVOLVIDA NO LABORATÓRIO FABLEARN EM SOBRAL-CE.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62604 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3614 "inscrito_id" => 4644 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ANIMAIS VERTEBRADOS DESENVOLVIDA NO LABORATÓRIO FABLEARN EM SOBRAL-CE." "resumo" => "ATUALMENTE O ENSINO DE CIÊNCIAS NECESSITA DE NOVAS METODOLOGIAS QUE SEJAM DIFERENCIADAS E CHAMEM A ATENÇÃO DOS ALUNOS PARA OBTEREM AUTONOMIA NO CONHECIMENTO. OS LABORATÓRIOS FABLEARN SÃO ESPAÇOS DE INVENÇÃO, DESCOBERTA, INVESTIGAÇÃO E APRENDIZAGEM. ELES JÁ ESTÃO PRESENTES EM 15 PAÍSES DO MUNDO. GRAÇAS A PARCERIA COM A FUNDAÇÃO LEMANN, A CIDADE DE SOBRAL É A ÚNICA REDE PÚBLICA DO PAÍS A CONTAR COM O EQUIPAMENTO. CERCA DE 100 ESTUDANTES DO 7º ANO PARTICIPARAM DE UMA AULA PRÁTICA SOBRE O REINO ANIMAL NO LABORATÓRIO FABLEARN DO COLÉGIO SOBRALENSE DE TEMPO INTEGRAL MARIA DORILENE ARRUDA ARAGÃO. A ATIVIDADE TRATA-SE DE UMA SEQUENCIA DIDÁTICA EM QUE PROPOCIONOU AOS ALUNOS AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM, SENDO CAPAZES DE CONSTRUIR O PRÓPRIO CONHECIMENTO. A ATIVIDADE CONTOU COM TRÊS FASES SENDO TODAS REALIZADAS NO LABORATÓRIO. PRIMEIRA: PROPOR AOS ALUNOS QUE ANALISEM FICHAS COM NOME DE ANIMAIS E ALGUMAS CARACTERÍSTICAS E ORGANIZEM EM GRUPOS E EM SEGUIDA APRESENTAM OS MOTIVOS QUE LERAM A CLASSIFICAR. SEGUNDA: CONSTRUIR UM ÁRVORE FILOGENÉTICA COM GRUPOS DE VERTEBRADOS ALGUMAS CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES E DIFERENTES. TERCEIRA: CONSTRUIR UM ANIMAL E ATRAVÉS DE SUAS CARACTERÍSTICAS DESCREVER AMBIENTE EM QUE HABITA, ALIMENTAÇÃO, REPRODUÇÃO, LOCOMOÇÃO E RESPIRAÇÃO. COMO RESULTADO APLICAMOS UMA FICHA DE AVALIAÇÃO COM QUESTÕES ABERTAS. EM RELAÇÃO AO QUE APRENDERAM, O QUE MAIS OS ALUNOS CITARAM NAS FICHAS FORAM: APRENDEU SOBRE VERTEBRADOS, APRENDEU A CONSTRUIR ANIMAIS, APRENDEU QUE OS ANIMAIS SE DIVIDEM EM GRUPOS, APRENDEU SOBRE CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS E VERTEBRADOS E APRENDEU SOBRE ÁRVORE FILOGENÉTICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA., ANIMAIS., FABLEARN." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID4644_23092019201617.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONALDO LEON DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => " RONALDO LEON" "autor_email" => "ronaldoleon17@gmail.com" "autor_ies" => "CSTI MARIA DORILENE ARRUDA ARAGÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62604 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3614 "inscrito_id" => 4644 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ANIMAIS VERTEBRADOS DESENVOLVIDA NO LABORATÓRIO FABLEARN EM SOBRAL-CE." "resumo" => "ATUALMENTE O ENSINO DE CIÊNCIAS NECESSITA DE NOVAS METODOLOGIAS QUE SEJAM DIFERENCIADAS E CHAMEM A ATENÇÃO DOS ALUNOS PARA OBTEREM AUTONOMIA NO CONHECIMENTO. OS LABORATÓRIOS FABLEARN SÃO ESPAÇOS DE INVENÇÃO, DESCOBERTA, INVESTIGAÇÃO E APRENDIZAGEM. ELES JÁ ESTÃO PRESENTES EM 15 PAÍSES DO MUNDO. GRAÇAS A PARCERIA COM A FUNDAÇÃO LEMANN, A CIDADE DE SOBRAL É A ÚNICA REDE PÚBLICA DO PAÍS A CONTAR COM O EQUIPAMENTO. CERCA DE 100 ESTUDANTES DO 7º ANO PARTICIPARAM DE UMA AULA PRÁTICA SOBRE O REINO ANIMAL NO LABORATÓRIO FABLEARN DO COLÉGIO SOBRALENSE DE TEMPO INTEGRAL MARIA DORILENE ARRUDA ARAGÃO. A ATIVIDADE TRATA-SE DE UMA SEQUENCIA DIDÁTICA EM QUE PROPOCIONOU AOS ALUNOS AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM, SENDO CAPAZES DE CONSTRUIR O PRÓPRIO CONHECIMENTO. A ATIVIDADE CONTOU COM TRÊS FASES SENDO TODAS REALIZADAS NO LABORATÓRIO. PRIMEIRA: PROPOR AOS ALUNOS QUE ANALISEM FICHAS COM NOME DE ANIMAIS E ALGUMAS CARACTERÍSTICAS E ORGANIZEM EM GRUPOS E EM SEGUIDA APRESENTAM OS MOTIVOS QUE LERAM A CLASSIFICAR. SEGUNDA: CONSTRUIR UM ÁRVORE FILOGENÉTICA COM GRUPOS DE VERTEBRADOS ALGUMAS CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES E DIFERENTES. TERCEIRA: CONSTRUIR UM ANIMAL E ATRAVÉS DE SUAS CARACTERÍSTICAS DESCREVER AMBIENTE EM QUE HABITA, ALIMENTAÇÃO, REPRODUÇÃO, LOCOMOÇÃO E RESPIRAÇÃO. COMO RESULTADO APLICAMOS UMA FICHA DE AVALIAÇÃO COM QUESTÕES ABERTAS. EM RELAÇÃO AO QUE APRENDERAM, O QUE MAIS OS ALUNOS CITARAM NAS FICHAS FORAM: APRENDEU SOBRE VERTEBRADOS, APRENDEU A CONSTRUIR ANIMAIS, APRENDEU QUE OS ANIMAIS SE DIVIDEM EM GRUPOS, APRENDEU SOBRE CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS E VERTEBRADOS E APRENDEU SOBRE ÁRVORE FILOGENÉTICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA., ANIMAIS., FABLEARN." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID4644_23092019201617.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONALDO LEON DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => " RONALDO LEON" "autor_email" => "ronaldoleon17@gmail.com" "autor_ies" => "CSTI MARIA DORILENE ARRUDA ARAGÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }