MENEZES, Suzy Kamylla De Oliveira. Sofrimento psíquico e ensino superior. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62646>. Acesso em: 22/11/2024 19:41
A ENTRADA NA UNIVERSIDADE REQUER DO(A) DISCENTE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS PARA SE ADEQUAR ÀS EXIGÊNCIAS QUE ESSE AMBIENTE APRESENTA, BEM COMO É UMA REALIDADE QUE AINDA É RESTRITA A UMA PARCELA PEQUENA DA SOCIEDADE BRASILEIRA. NESSE SENTIDO, AS MUDANÇAS PODEM SER PSICOLÓGICAS, FÍSICAS E SOCIAIS, DE MODO QUE HÁ UMA DIVERSIDADE DE FATORES QUE INFLUENCIAM A ENTRADA E PERMANÊNCIA DO(A) DISCENTE NA UNIVERSIDADE. ESTUDOS RECENTES APONTAM SITUAÇÕES DE ADOECIMENTO/SOFRIMENTO PSÍQUICO ENTRE DISCENTES, RELACIONADAS COM A VIVÊNCIA ACADÊMICA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DISCUTIR COMO SOFRIMENTO PSÍQUICO SE MANIFESTA EM DISCENTES NO ENSINO SUPERIOR. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO FOI REALIZADA UMA REVISÃO DE LITERATURA, FORAM ANALISADOS ARTIGOS ENTRE 2014 E 2019. FORAM ANALISADOS OITO TRABALHOS A PARTIR DA BUSCA EXECUTADA NA BASE DE DADOS SCIELO E BVS. A MAIORIA DOS ESTUDOS INVESTIGOU SOBRE ASPECTOS REFERENTES A FATORES ESTRESSORES, SAÚDE MENTAL E SOFRIMENTO PSÍQUICO EM ESTUDANTES EM ETAPAS INICIAIS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO. OS RESULTADOS APONTAM QUE MESMO NOS ANOS INICIAIS OS ESTUDANTES JÁ MANIFESTAM SINTOMAS QUE REVELAM O DESGASTE FÍSICO E PSICOLÓGICO RELACIONADO ÀS NOVAS DEMANDAS DA VIDA ACADÊMICA, ONDE ISSO PODE SER PERCEBIDO EM DIVERSOS CURSOS. ALÉM DISSO, ESTUDOS MOSTRAM QUE AS MULHERES APRESENTAM MAIOR VULNERABILIDADE EM RELAÇÃO À QUALIDADE DE VIDA ACADÊMICA. CONCLUI-SE QUE A INVESTIGAÇÃO SOBRE QUAIS SÃO OS ASPECTOS QUE DESENCADEIAM E/OU POTENCIALIZAM O SOFRIMENTO/ADOECIMENTO PSÍQUICO DOS ESTUDANTES É RELEVANTE PARA A CONSTRUÇÃO E EXECUÇÃO DE ESTRATÉGIAS QUE PROMOVAM QUALIDADE DE VIDA ACADÊMICA E DISCUSSÃO SOBRE TEMAS RELACIONADOS À SAÚDE MENTAL DESSE PÚBLICO.