SOFRIMENTO PSÍQUICO E ENSINO SUPERIOR
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62646 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5000 "inscrito_id" => 14028 "titulo" => "SOFRIMENTO PSÍQUICO E ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "A ENTRADA NA UNIVERSIDADE REQUER DO(A) DISCENTE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS PARA SE ADEQUAR ÀS EXIGÊNCIAS QUE ESSE AMBIENTE APRESENTA, BEM COMO É UMA REALIDADE QUE AINDA É RESTRITA A UMA PARCELA PEQUENA DA SOCIEDADE BRASILEIRA. NESSE SENTIDO, AS MUDANÇAS PODEM SER PSICOLÓGICAS, FÍSICAS E SOCIAIS, DE MODO QUE HÁ UMA DIVERSIDADE DE FATORES QUE INFLUENCIAM A ENTRADA E PERMANÊNCIA DO(A) DISCENTE NA UNIVERSIDADE. ESTUDOS RECENTES APONTAM SITUAÇÕES DE ADOECIMENTO/SOFRIMENTO PSÍQUICO ENTRE DISCENTES, RELACIONADAS COM A VIVÊNCIA ACADÊMICA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DISCUTIR COMO SOFRIMENTO PSÍQUICO SE MANIFESTA EM DISCENTES NO ENSINO SUPERIOR. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO FOI REALIZADA UMA REVISÃO DE LITERATURA, FORAM ANALISADOS ARTIGOS ENTRE 2014 E 2019. FORAM ANALISADOS OITO TRABALHOS A PARTIR DA BUSCA EXECUTADA NA BASE DE DADOS SCIELO E BVS. A MAIORIA DOS ESTUDOS INVESTIGOU SOBRE ASPECTOS REFERENTES A FATORES ESTRESSORES, SAÚDE MENTAL E SOFRIMENTO PSÍQUICO EM ESTUDANTES EM ETAPAS INICIAIS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO. OS RESULTADOS APONTAM QUE MESMO NOS ANOS INICIAIS OS ESTUDANTES JÁ MANIFESTAM SINTOMAS QUE REVELAM O DESGASTE FÍSICO E PSICOLÓGICO RELACIONADO ÀS NOVAS DEMANDAS DA VIDA ACADÊMICA, ONDE ISSO PODE SER PERCEBIDO EM DIVERSOS CURSOS. ALÉM DISSO, ESTUDOS MOSTRAM QUE AS MULHERES APRESENTAM MAIOR VULNERABILIDADE EM RELAÇÃO À QUALIDADE DE VIDA ACADÊMICA. CONCLUI-SE QUE A INVESTIGAÇÃO SOBRE QUAIS SÃO OS ASPECTOS QUE DESENCADEIAM E/OU POTENCIALIZAM O SOFRIMENTO/ADOECIMENTO PSÍQUICO DOS ESTUDANTES É RELEVANTE PARA A CONSTRUÇÃO E EXECUÇÃO DE ESTRATÉGIAS QUE PROMOVAM QUALIDADE DE VIDA ACADÊMICA E DISCUSSÃO SOBRE TEMAS RELACIONADOS À SAÚDE MENTAL DESSE PÚBLICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional" "palavra_chave" => "SOFRIMENTO PSÍQUICO, SAÚDE MENTAL, ENSINO SUPERIOR, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA18_ID14028_29092019183418.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZY KAMYLLA DE OLIVEIRA MENEZES" "autor_nome_curto" => "SUZY MENEZES" "autor_email" => "suzy.kamylla@gmail.com" "autor_ies" => "UFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62646 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5000 "inscrito_id" => 14028 "titulo" => "SOFRIMENTO PSÍQUICO E ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "A ENTRADA NA UNIVERSIDADE REQUER DO(A) DISCENTE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS PARA SE ADEQUAR ÀS EXIGÊNCIAS QUE ESSE AMBIENTE APRESENTA, BEM COMO É UMA REALIDADE QUE AINDA É RESTRITA A UMA PARCELA PEQUENA DA SOCIEDADE BRASILEIRA. NESSE SENTIDO, AS MUDANÇAS PODEM SER PSICOLÓGICAS, FÍSICAS E SOCIAIS, DE MODO QUE HÁ UMA DIVERSIDADE DE FATORES QUE INFLUENCIAM A ENTRADA E PERMANÊNCIA DO(A) DISCENTE NA UNIVERSIDADE. ESTUDOS RECENTES APONTAM SITUAÇÕES DE ADOECIMENTO/SOFRIMENTO PSÍQUICO ENTRE DISCENTES, RELACIONADAS COM A VIVÊNCIA ACADÊMICA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DISCUTIR COMO SOFRIMENTO PSÍQUICO SE MANIFESTA EM DISCENTES NO ENSINO SUPERIOR. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO FOI REALIZADA UMA REVISÃO DE LITERATURA, FORAM ANALISADOS ARTIGOS ENTRE 2014 E 2019. FORAM ANALISADOS OITO TRABALHOS A PARTIR DA BUSCA EXECUTADA NA BASE DE DADOS SCIELO E BVS. A MAIORIA DOS ESTUDOS INVESTIGOU SOBRE ASPECTOS REFERENTES A FATORES ESTRESSORES, SAÚDE MENTAL E SOFRIMENTO PSÍQUICO EM ESTUDANTES EM ETAPAS INICIAIS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO. OS RESULTADOS APONTAM QUE MESMO NOS ANOS INICIAIS OS ESTUDANTES JÁ MANIFESTAM SINTOMAS QUE REVELAM O DESGASTE FÍSICO E PSICOLÓGICO RELACIONADO ÀS NOVAS DEMANDAS DA VIDA ACADÊMICA, ONDE ISSO PODE SER PERCEBIDO EM DIVERSOS CURSOS. ALÉM DISSO, ESTUDOS MOSTRAM QUE AS MULHERES APRESENTAM MAIOR VULNERABILIDADE EM RELAÇÃO À QUALIDADE DE VIDA ACADÊMICA. CONCLUI-SE QUE A INVESTIGAÇÃO SOBRE QUAIS SÃO OS ASPECTOS QUE DESENCADEIAM E/OU POTENCIALIZAM O SOFRIMENTO/ADOECIMENTO PSÍQUICO DOS ESTUDANTES É RELEVANTE PARA A CONSTRUÇÃO E EXECUÇÃO DE ESTRATÉGIAS QUE PROMOVAM QUALIDADE DE VIDA ACADÊMICA E DISCUSSÃO SOBRE TEMAS RELACIONADOS À SAÚDE MENTAL DESSE PÚBLICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional" "palavra_chave" => "SOFRIMENTO PSÍQUICO, SAÚDE MENTAL, ENSINO SUPERIOR, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA18_ID14028_29092019183418.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZY KAMYLLA DE OLIVEIRA MENEZES" "autor_nome_curto" => "SUZY MENEZES" "autor_email" => "suzy.kamylla@gmail.com" "autor_ies" => "UFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }