A NANOCIÊNCIA É UMA ÁREA DE ESTUDOS RECENTE E EM FORTE EXPANSÃO, ELA ESTUDA AS PROPRIEDADES DIFERENCIADAS DOS MATERIAIS EM ESCALA NANOMÉTRICA, MUITO PRÓXIMO DO TAMANHO DE UM ÁTOMO. PODE-SE EXPLORAR O CARÁTER INTERDISCIPLINAR DA NANOCIÊNCIA PARA MOSTRAR APLICAÇÕES DE CONCEITOS MATEMÁTICOS DE ÁREA DE SUPERFÍCIE E VOLUME, POIS ESTES CONCEITOS PODEM SER UTILIZADOS PARA EXPLICAR ALGUMAS PROPRIEDADES DIFERENCIADAS DOS MATERIAIS EM ESCALA NANOMÉTRICA. ESTE TRABALHO PROPÔS UTILIZAR ESTE TEMA PARA ABORDAR OS CONCEITOS DE ÁREA DE SUPERFÍCIE E VOLUME DO CUBO COM ALUNOS DOS 9ºS ANOS. OS OBJETIVOS FORAM DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS E AMPLIAR SEU CONHECIMENTO SOBRE NANOCIÊNCIA AO MESMO TEMPO EM QUE APRESENTA UMA APLICAÇÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS APRENDIDOS NA ESCOLA. PARA VERIFICAR A EFETIVIDADE DO TRABALHO FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS ANTES E APÓS A SEQUÊNCIA DIDÁTICA E ANALISADOS COMPARATIVAMENTE JUNTO COM AS OBSERVAÇÕES DO PESQUISADOR. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE O TEMA DESPERTOU A CURIOSIDADE DOS ALUNOS E QUE TANTO O CONHECIMENTO SOBRE NANOCIÊNCIA QUANTO SOBRE ÁREA DE SUPERFÍCIE E VOLUME DO CUBO FORAM AMPLIADOS.