UMA ABORDAGEM MAIS EXATA NOS CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA O ESTUDO DA ORDEM DE GRANDEZA NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62824 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4059 "inscrito_id" => 602 "titulo" => "UMA ABORDAGEM MAIS EXATA NOS CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA O ESTUDO DA ORDEM DE GRANDEZA NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA." "resumo" => """ O INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP) QUE REALIZA ANUALMENTE O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) CUJO OBJETIVO, SEGUNDO O PRÓPRIO INEP É A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR E ACADÊMICO AO FIM DO ENSINO MÉDIO, APRESENTA EM SEU SITE UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA QUE EXPÕE OS OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS COM AS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO.\r\n NA COMPETÊNCIA DE ÁREA CINCO DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS É CITADO QUE O CANDIDATO DEVE ENTENDER MÉTODOS E PROCEDIMENTOS PRÓPRIOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS E APLICÁ-LOS EM DIFERENTES CONTEXTOS, ONDE NA HABILIDADE DEZESSETE É EXPOSTA A SEGUINTE LITERATURA: “RELACIONAR INFORMAÇÕES APRESENTADAS EM DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGEM E REPRESENTAÇÃO USADAS NAS CIÊNCIAS FÍSICAS, QUÍMICAS OU BIOLÓGICAS, COMO TEXTO DISCURSIVO, GRÁFICOS, TABELAS, RELAÇÕES MATEMÁTICAS OU LINGUAGEM SIMBÓLICA”.\r\n DIANTE DESSES ITENS APRESENTADOS SURGIU UM QUESTIONAMENTO QUE MOTIVOU O TEMA DESTE TRABALHO, AFINAL, EXISTE UMA MANEIRA CORRETA DE O DOCENTE ABORDAR O ASSUNTO ORDEM DE GRANDEZA NAS AULAS DE FÍSICA EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO OU ENSINO FUNDAMENTAL? \r\n NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DISPONIBILIZADA PELO INEP UM DOS OBJETOS DE CONHECIMENTO RELACIONADOS À FÍSICA NA PARTE DE CONHECIMENTOS BÁSICOS E FUNDAMENTAIS É APRESENTADO LOGO NO INÍCIO COMO UM DOS ITENS A SEREM ESTUDADOS PELOS ESTUDANTES, AS NOÇÕES DE ORDEM DE GRANDEZA.\r\n A ÚNICA UNANIMIDADE PRESENTE RELACIONADA AO CONTEÚDO DE ORDEM DE GRANDEZA É O SEU CONCEITO, ONDE DIVERSOS AUTORES DENTRE ELES, TIPLER E MOSCA (2015) AFIRMAM QUE A ORDEM DE GRANDEZA É A POTÊNCIA DE 10 QUE MAIS SE APROXIMA DE UM DETERMINADO NÚMERO COMO MOSTRADO NO EXEMPLO ABAIXO:\r\n \r\n NÚMERO=X .〖10〗^N\r\n \r\n ORDEM DE GRANDEZA=〖〖10〗^N OU 10〗^(N+1)\r\n \r\n O CONFLITO ENTRE OS DIVERSOS AUTORES INICIA-SE NA HORA DE ESTABELECER O CRITÉRIO A SER ADOTADO PARA A DEFINIÇÃO DO EXPOENTE DA POTÊNCIA DE 10, QUANDO O EXPOENTE DEVE PERMANECER O MESMO OU QUANDO SE DEVE ACRESCENTAR UMA UNIDADE. ONDE A MAIORIA DOS AUTORES, UTILIZA EM SUAS LITERATURAS A RAIZ QUADRADA DO NÚMERO 10, QUE É UTILIZADA POR SER O EXPOENTE LOCALIZADO ENTRE O 100 E O 101, SENDO O VALOR DA RAIZ QUADRADA DE 10 IGUAL A 3,16. EM UMA PROPORÇÃO MENOR OUTROS AUTORES DEFENDEM QUE O CRITÉRIO A SER UTILIZADO É A MÉDIA ARITMÉTICA ENTRE DUAS POTÊNCIAS DE 10 CONSECUTIVAS, CHEGANDO AO VALOR DE 5,5. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ORDEM DE GRANDEZA, ENEM, MATRIZ DE REFERÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID602_25092019232437.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONYSON MARCS BORGES DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "JONYSON MARCS" "autor_email" => "jonysonmarcs@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62824 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4059 "inscrito_id" => 602 "titulo" => "UMA ABORDAGEM MAIS EXATA NOS CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA O ESTUDO DA ORDEM DE GRANDEZA NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA." "resumo" => """ O INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP) QUE REALIZA ANUALMENTE O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) CUJO OBJETIVO, SEGUNDO O PRÓPRIO INEP É A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR E ACADÊMICO AO FIM DO ENSINO MÉDIO, APRESENTA EM SEU SITE UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA QUE EXPÕE OS OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS COM AS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO.\r\n NA COMPETÊNCIA DE ÁREA CINCO DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS É CITADO QUE O CANDIDATO DEVE ENTENDER MÉTODOS E PROCEDIMENTOS PRÓPRIOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS E APLICÁ-LOS EM DIFERENTES CONTEXTOS, ONDE NA HABILIDADE DEZESSETE É EXPOSTA A SEGUINTE LITERATURA: “RELACIONAR INFORMAÇÕES APRESENTADAS EM DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGEM E REPRESENTAÇÃO USADAS NAS CIÊNCIAS FÍSICAS, QUÍMICAS OU BIOLÓGICAS, COMO TEXTO DISCURSIVO, GRÁFICOS, TABELAS, RELAÇÕES MATEMÁTICAS OU LINGUAGEM SIMBÓLICA”.\r\n DIANTE DESSES ITENS APRESENTADOS SURGIU UM QUESTIONAMENTO QUE MOTIVOU O TEMA DESTE TRABALHO, AFINAL, EXISTE UMA MANEIRA CORRETA DE O DOCENTE ABORDAR O ASSUNTO ORDEM DE GRANDEZA NAS AULAS DE FÍSICA EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO OU ENSINO FUNDAMENTAL? \r\n NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DISPONIBILIZADA PELO INEP UM DOS OBJETOS DE CONHECIMENTO RELACIONADOS À FÍSICA NA PARTE DE CONHECIMENTOS BÁSICOS E FUNDAMENTAIS É APRESENTADO LOGO NO INÍCIO COMO UM DOS ITENS A SEREM ESTUDADOS PELOS ESTUDANTES, AS NOÇÕES DE ORDEM DE GRANDEZA.\r\n A ÚNICA UNANIMIDADE PRESENTE RELACIONADA AO CONTEÚDO DE ORDEM DE GRANDEZA É O SEU CONCEITO, ONDE DIVERSOS AUTORES DENTRE ELES, TIPLER E MOSCA (2015) AFIRMAM QUE A ORDEM DE GRANDEZA É A POTÊNCIA DE 10 QUE MAIS SE APROXIMA DE UM DETERMINADO NÚMERO COMO MOSTRADO NO EXEMPLO ABAIXO:\r\n \r\n NÚMERO=X .〖10〗^N\r\n \r\n ORDEM DE GRANDEZA=〖〖10〗^N OU 10〗^(N+1)\r\n \r\n O CONFLITO ENTRE OS DIVERSOS AUTORES INICIA-SE NA HORA DE ESTABELECER O CRITÉRIO A SER ADOTADO PARA A DEFINIÇÃO DO EXPOENTE DA POTÊNCIA DE 10, QUANDO O EXPOENTE DEVE PERMANECER O MESMO OU QUANDO SE DEVE ACRESCENTAR UMA UNIDADE. ONDE A MAIORIA DOS AUTORES, UTILIZA EM SUAS LITERATURAS A RAIZ QUADRADA DO NÚMERO 10, QUE É UTILIZADA POR SER O EXPOENTE LOCALIZADO ENTRE O 100 E O 101, SENDO O VALOR DA RAIZ QUADRADA DE 10 IGUAL A 3,16. EM UMA PROPORÇÃO MENOR OUTROS AUTORES DEFENDEM QUE O CRITÉRIO A SER UTILIZADO É A MÉDIA ARITMÉTICA ENTRE DUAS POTÊNCIAS DE 10 CONSECUTIVAS, CHEGANDO AO VALOR DE 5,5. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ORDEM DE GRANDEZA, ENEM, MATRIZ DE REFERÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID602_25092019232437.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONYSON MARCS BORGES DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "JONYSON MARCS" "autor_email" => "jonysonmarcs@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }