ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PESQUISA EMPÍRICA QUE TEVE COMO OBJETIVO EXPLORAR, A PARTIR DE
UMA ANÁLISE TEÓRICA, O AMBIENTE ESCOLAR COMO ESPAÇO DE ESTUDO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO, AS
RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE DOCENTES E DISCENTES, E SABER IDENTIFICAR SITUAÇÕES CHAVES QUE
POSSAM ATRIBUIR A VIOLÊNCIA DE GÊNERO. OS TEÓRICOS ESTUDADOS PARA ESSE ESTUDO SÃO DURÃES
(2012), DINIS (2008) E ÁVILA (2011) ENTRE OUTROS. A METODOLOGIA DE TRABALHO ESTÁ CENTRADA NA
CONSULTA A ARTIGOS CIENTÍFICOS ENCONTRADOS EM REVISTAS ELETRÔNICAS E ANAIS DE CONGRESSOS QUE
USUFRUEM DA TEMÁTICA DE GÊNERO, VÍDEOS DE PALESTRAS DE PROFESSORES DA ÁREA COMO CONSTANTINA
XAVIER FILHA E UM ESTUDO DE CAMPO REALIZADO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINA
GRANDE (PB). OS RESULTADOS OBTIDOS APONTAM PARA UMA DISCUSSÃO QUE CONSIDERA FUNDAMENTAL
QUE PROFESSORES E PROFESSORAS EM SALA DE AULA TENHAM A ABERTURA PARA COMPREENDER AS
DIFERENCIAÇÕES ENTRE GÊNEROS QUE HÁ NA SOCIEDADE PARA ASSIM SABER AGIR DIANTE DE REPERTÓRIOS E
SITUAÇÕES QUE MENOSPREZE E DEEM ESSE VALOR DE SUBMISSÃO DA MULHER NA SOCIEDADE.