UMA EXPERIÊNCIA COM A PEDAGOGIA DE PROJETOS NO ENSINO FORMAL DA FUNDAÇÃO CASA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62855 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 903 "inscrito_id" => 275 "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA COM A PEDAGOGIA DE PROJETOS NO ENSINO FORMAL DA FUNDAÇÃO CASA" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO CENTRA-SE NO DIREITO À EDUCAÇÃO DOS ADOLESCENTES QUE SE ENCONTRAM EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA (MSE) DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE MEDIANTE A ADOÇÃO DO PARADIGMA DA DOUTRINA DA PROTEÇÃO INTEGRAL E OS ASPECTOS DESAFIADORES DA ESCOLARIZAÇÃO FORMAL EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO (UI) DA FUNDAÇÃO CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO AO ADOLESCENTE (CASA). TENDO EM VISTA O PRINCÍPIO DA INCOMPLETUDE INSTITUCIONAL, ESTA POLÍTICA PÚBLICA ENCONTRA-SE VINCULADA À REDE ESTADUAL DE ENSINO, SENDO A EXPRESSÃO DE UMA GARANTIA DE DIREITO AMPARADO PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. NESSE CONTEXTO, O PROFESSOR SE DEPARA COM A NECESSIDADE DE ARTICULAÇÃO DOS CONTEÚDOS PREVISTOS A NA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO, FUNDAMENTADA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) À PROPOSTA PEDAGÓGICA DA FUNDAÇÃO CASA E AO CUMPRIMENTO DA MSE. IMPÕE-SE, DENTRE OUTROS, O DESAFIO DE AGREGAR OS CONTEÚDOS DE DUAS OU MAIS SÉRIES E EM UM ÚNICO AMBIENTE DE INTERAÇÃO PEDAGÓGICA EM QUE A QUESTÃO DA SEGURANÇA SE FAZ PRESENTE. PARA FAZER FRENTE A ESSES DESAFIOS, O TRABALHO COM PROJETOS SE CONFIGUROU COMO UMA ESTRATÉGIA INTERESSANTE NA EXPERIÊNCIA DA PESQUISADORA, PROFESSORA NUMA UI. PARA A COMPREENSÃO DA PROBLEMÁTICA FORAM ADOTADAS COMO BASES TEÓRICAS E LEGISLATIVAS AQUELAS QUE TOMAM O DIREITO À EDUCAÇÃO E O DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E AQUELAS QUE DISCUTEM A PEDAGOGIA DE PROJETOS E A PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM EMBASADOS EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DA PESQUISA SOCIAL, COMBINADA COM O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, A ANÁLISE DOCUMENTAL E A SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FUNDAÇÃO CASA, PEDAGOGIA DE PROJETOS, SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID275_04082019181811.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LENILDA PEREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LENILDA" "autor_email" => "leniudaps@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE COLUMBIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62855 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 903 "inscrito_id" => 275 "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA COM A PEDAGOGIA DE PROJETOS NO ENSINO FORMAL DA FUNDAÇÃO CASA" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO CENTRA-SE NO DIREITO À EDUCAÇÃO DOS ADOLESCENTES QUE SE ENCONTRAM EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA (MSE) DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE MEDIANTE A ADOÇÃO DO PARADIGMA DA DOUTRINA DA PROTEÇÃO INTEGRAL E OS ASPECTOS DESAFIADORES DA ESCOLARIZAÇÃO FORMAL EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO (UI) DA FUNDAÇÃO CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO AO ADOLESCENTE (CASA). TENDO EM VISTA O PRINCÍPIO DA INCOMPLETUDE INSTITUCIONAL, ESTA POLÍTICA PÚBLICA ENCONTRA-SE VINCULADA À REDE ESTADUAL DE ENSINO, SENDO A EXPRESSÃO DE UMA GARANTIA DE DIREITO AMPARADO PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. NESSE CONTEXTO, O PROFESSOR SE DEPARA COM A NECESSIDADE DE ARTICULAÇÃO DOS CONTEÚDOS PREVISTOS A NA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO, FUNDAMENTADA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) À PROPOSTA PEDAGÓGICA DA FUNDAÇÃO CASA E AO CUMPRIMENTO DA MSE. IMPÕE-SE, DENTRE OUTROS, O DESAFIO DE AGREGAR OS CONTEÚDOS DE DUAS OU MAIS SÉRIES E EM UM ÚNICO AMBIENTE DE INTERAÇÃO PEDAGÓGICA EM QUE A QUESTÃO DA SEGURANÇA SE FAZ PRESENTE. PARA FAZER FRENTE A ESSES DESAFIOS, O TRABALHO COM PROJETOS SE CONFIGUROU COMO UMA ESTRATÉGIA INTERESSANTE NA EXPERIÊNCIA DA PESQUISADORA, PROFESSORA NUMA UI. PARA A COMPREENSÃO DA PROBLEMÁTICA FORAM ADOTADAS COMO BASES TEÓRICAS E LEGISLATIVAS AQUELAS QUE TOMAM O DIREITO À EDUCAÇÃO E O DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E AQUELAS QUE DISCUTEM A PEDAGOGIA DE PROJETOS E A PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM EMBASADOS EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DA PESQUISA SOCIAL, COMBINADA COM O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, A ANÁLISE DOCUMENTAL E A SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FUNDAÇÃO CASA, PEDAGOGIA DE PROJETOS, SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID275_04082019181811.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LENILDA PEREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LENILDA" "autor_email" => "leniudaps@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE COLUMBIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }