ESTE ESTUDO PROPÕE UMA ANÁLISE ATRAVÉS DE UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA COM DEZ PROFESSORES DE CINCO MUNICÍPIOS DISTINTOS DO INTERIOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO, A PROBLEMÁTICA ENVOLVE A ARTICULAÇÃO DOS MÉTODOS AVALIATIVOS DENTRO DA PRÁTICA DOCENTE COMO MECANISMO DE CARÁTER FACILITADOR NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS DURANTE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. SABENDO QUE, AVALIAÇÃO É UMA PRÁTICA DIDÁTICA E INTEGRATIVA DO TRABALHO DOCENTE QUE DEVE ACOMPANHAR TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. PARA TANTO, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM UM GRUPO DE PROFESSORES QUE DEMONSTRARAM SUAS CONCEPÇÕES A RESPEITO DA TEMÁTICA. SIMULTANEAMENTE FOI FEITO UM APANHADO SOBRE O CONTEÚDO EM BUSCA DE UMA BREVE ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA PARA COMPREENDERMOS QUAL A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SER HUMANO. ALGUNS AUTORES COMPREENDEM A AVALIAÇÃO COMO CLASSIFICATÓRIA, ENQUANTO OUTROS RECONHECEM QUE A AVALIAÇÃO PODE SER MEDIADORA, PRIORIZANDO A TOMADA DE DECISÃO BUSCANDO ASSIM AÇÕES QUE CONTRIBUAM PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO. DIANTE DO ESTUDO FEITO, PODE-SE ENTENDER QUE OS DOCENTES EVIDENCIAM A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ESCOLAR COMO UM VERTENTE PRIMÁRIA NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E QUE ALGUNS FATORES INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO SEGUIMENTO DESSE PROCESSO, CABENDO AO PROFESSOR DETERMINAR QUAL MÉTODO AVALIATIVO VAI INDUZIR O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO SEM ESQUECER DE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A SINGULARIDADE DO ALUNO, OU SEJA, COMPREENDER QUE CADA ESTUDANTE REAGE DE FORMA DIFERENTE AOS VARIADOS ESTÍMULOS PROPOSTOS EM SALA DE AULA.