USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FUNGOS: ALIANDO TEORIA E PRÁTICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62912 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 777 "inscrito_id" => 4351 "titulo" => "USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FUNGOS: ALIANDO TEORIA E PRÁTICA" "resumo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA É ALGO ATRATIVO AOS ALUNOS, POR PROMOVER O CONTATO COM DIVERSAS ÁREAS E MATERIAIS FACILMENTE ENCONTRADOS, MUITAS VEZES NO PRÓPRIO AMBIENTE ESCOLAR. ESTE FATO PODE SER AINDA MAIS INCREMENTADO COM A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS COMO MODELOS DIDÁTICOS, REPRESENTAÇÕES, JOGOS E EXPERIÊNCIAS. DESTA MANEIRA, O PRESENTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE RELATAR UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA POR LICENCIANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) DURANTE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO, VISANDO IDENTIFICAR A INFLUÊNCIA DO USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNGOS. PARA ISSO FORAM APLICADOS JUNTO AOS ALUNOS DE DUAS TURMAS DO 2º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE BARREIRAS-BA, ATIVIDADES DE SONDAGEM ANTES E DEPOIS DA INTERVENÇÃO, ALÉM DE AMOSTRAS DE FUNGOS E O DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA “INFLANDO O BALÃO”. FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE O USO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS É IMPRESCINDÍVEL NUM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, UMA VEZ QUE FACILITAM A MEDIAÇÃO, PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DE UM CONTEÚDO ABSTRATO E MUITAS VEZES DIFÍCIL PARA ALGUNS PROFESSORES. AMBAS AS SONDAGENS, REVELARAM TAMBÉM A RESPEITO DA DIFICULDADE DE INTERPRETAÇÃO DAS QUESTÕES POR PARTE DAS TURMAS, O QUE LEVOU A PERMANÊNCIA DE ERROS CONSTATADOS NA SONDAGEM FINAL. ESTUDOS COMO ESTE, SERVEM COMO FERRAMENTAS PARA O PROFESSOR SE AUTOAVALIAR, ENTENDER O PORQUÊ DA DIFICULDADE DO ALUNO EM DETERMINADOS ASSUNTOS; REVER SUA DIDÁTICA E BUSCAR CAMINHOS QUE AUXILIEM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, BIOLOGIA, MICOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID4351_31072019094404.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELINA KELLY MARQUES BULHÕES" "autor_nome_curto" => "FELINA BULHÕES" "autor_email" => "felinakelly93@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62912 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 777 "inscrito_id" => 4351 "titulo" => "USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FUNGOS: ALIANDO TEORIA E PRÁTICA" "resumo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA É ALGO ATRATIVO AOS ALUNOS, POR PROMOVER O CONTATO COM DIVERSAS ÁREAS E MATERIAIS FACILMENTE ENCONTRADOS, MUITAS VEZES NO PRÓPRIO AMBIENTE ESCOLAR. ESTE FATO PODE SER AINDA MAIS INCREMENTADO COM A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS COMO MODELOS DIDÁTICOS, REPRESENTAÇÕES, JOGOS E EXPERIÊNCIAS. DESTA MANEIRA, O PRESENTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE RELATAR UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA POR LICENCIANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) DURANTE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO, VISANDO IDENTIFICAR A INFLUÊNCIA DO USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNGOS. PARA ISSO FORAM APLICADOS JUNTO AOS ALUNOS DE DUAS TURMAS DO 2º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE BARREIRAS-BA, ATIVIDADES DE SONDAGEM ANTES E DEPOIS DA INTERVENÇÃO, ALÉM DE AMOSTRAS DE FUNGOS E O DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA “INFLANDO O BALÃO”. FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE O USO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS É IMPRESCINDÍVEL NUM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, UMA VEZ QUE FACILITAM A MEDIAÇÃO, PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DE UM CONTEÚDO ABSTRATO E MUITAS VEZES DIFÍCIL PARA ALGUNS PROFESSORES. AMBAS AS SONDAGENS, REVELARAM TAMBÉM A RESPEITO DA DIFICULDADE DE INTERPRETAÇÃO DAS QUESTÕES POR PARTE DAS TURMAS, O QUE LEVOU A PERMANÊNCIA DE ERROS CONSTATADOS NA SONDAGEM FINAL. ESTUDOS COMO ESTE, SERVEM COMO FERRAMENTAS PARA O PROFESSOR SE AUTOAVALIAR, ENTENDER O PORQUÊ DA DIFICULDADE DO ALUNO EM DETERMINADOS ASSUNTOS; REVER SUA DIDÁTICA E BUSCAR CAMINHOS QUE AUXILIEM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, BIOLOGIA, MICOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID4351_31072019094404.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELINA KELLY MARQUES BULHÕES" "autor_nome_curto" => "FELINA BULHÕES" "autor_email" => "felinakelly93@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }