UTILIZAÇÃO DE TEATRO E PARÓDIA PARA O ENSINO DE
BIOQUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62956 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3210 "inscrito_id" => 7132 "titulo" => """ UTILIZAÇÃO DE TEATRO E PARÓDIA PARA O ENSINO DE\r\n BIOQUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA """ "resumo" => """ É NOTÓRIO QUE DENTRO DA BIOLOGIA EXISTEM DIVERSOS CONTEÚDOS CONSIDERADOS COMO DE DIFÍCIL ASSIMILAÇÃO\r\n PELOS DISCENTES. A BIOQUÍMICA, POR SUA VEZ, COSTUMA SER INCLUÍDA NESSE GRUPO. DESSA FORMA SE FAZ\r\n NECESSÁRIO A ELABORAÇÃO DE ALTERNATIVAS PARA A ABORDAGEM DO CONTEÚDO PARA QUE SEJA TRANSMITIDO DE\r\n FORMA MAIS SIMPLES E O SUCESSO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SEJA ATINGIDO. A INTEGRAÇÃO DO\r\n LÚDICO À EDUCAÇÃO TEM GANHADO ESPAÇO DE DISCUSSÃO ENTRE OS DOCENTES, POIS TEM A CAPACIDADE DE\r\n ESTIMULAR A PERCEPÇÃO, AGUÇAR A CURIOSIDADE E O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS, ALÉM DE PERMITIR O\r\n DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO DE FORMA MAIS DIVERTIDA. CONSEQUENTEMENTE, TENDEM A PROMOVER O\r\n DESEJO DE BUSCA POR NOVOS CONHECIMENTOS E/OU, POR SI SÓ, PROPORCIONAR UMA EXPERIÊNCIA RECHEADA DE\r\n INFORMAÇÕES DE FORMA SIMPLES. VISANDO ESTES FATORES, ESTE TRABALHO COMPREENDE UM RELATO DE\r\n EXPERIÊNCIA QUE ABORDA AS CONTRIBUIÇÕES DO TEATRO E DA UTILIZAÇÃO DE MÚSICA/PARÓDIA NO ENSINO DE\r\n BIOQUÍMICA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BIOQUÍMICA, TEATRO, PARÓDIA, ENSINO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID7132_15092019180239.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YASMIN BARRETO FRANÇA DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "YASMIN BARRETO" "autor_email" => "yaasminbarreto@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62956 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3210 "inscrito_id" => 7132 "titulo" => """ UTILIZAÇÃO DE TEATRO E PARÓDIA PARA O ENSINO DE\r\n BIOQUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA """ "resumo" => """ É NOTÓRIO QUE DENTRO DA BIOLOGIA EXISTEM DIVERSOS CONTEÚDOS CONSIDERADOS COMO DE DIFÍCIL ASSIMILAÇÃO\r\n PELOS DISCENTES. A BIOQUÍMICA, POR SUA VEZ, COSTUMA SER INCLUÍDA NESSE GRUPO. DESSA FORMA SE FAZ\r\n NECESSÁRIO A ELABORAÇÃO DE ALTERNATIVAS PARA A ABORDAGEM DO CONTEÚDO PARA QUE SEJA TRANSMITIDO DE\r\n FORMA MAIS SIMPLES E O SUCESSO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SEJA ATINGIDO. A INTEGRAÇÃO DO\r\n LÚDICO À EDUCAÇÃO TEM GANHADO ESPAÇO DE DISCUSSÃO ENTRE OS DOCENTES, POIS TEM A CAPACIDADE DE\r\n ESTIMULAR A PERCEPÇÃO, AGUÇAR A CURIOSIDADE E O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS, ALÉM DE PERMITIR O\r\n DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO DE FORMA MAIS DIVERTIDA. CONSEQUENTEMENTE, TENDEM A PROMOVER O\r\n DESEJO DE BUSCA POR NOVOS CONHECIMENTOS E/OU, POR SI SÓ, PROPORCIONAR UMA EXPERIÊNCIA RECHEADA DE\r\n INFORMAÇÕES DE FORMA SIMPLES. VISANDO ESTES FATORES, ESTE TRABALHO COMPREENDE UM RELATO DE\r\n EXPERIÊNCIA QUE ABORDA AS CONTRIBUIÇÕES DO TEATRO E DA UTILIZAÇÃO DE MÚSICA/PARÓDIA NO ENSINO DE\r\n BIOQUÍMICA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BIOQUÍMICA, TEATRO, PARÓDIA, ENSINO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID7132_15092019180239.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YASMIN BARRETO FRANÇA DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "YASMIN BARRETO" "autor_email" => "yaasminbarreto@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }