VIVÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A ANDRAGOGIA E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NAS PRÁTICAS DOCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62986 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4590 "inscrito_id" => 13802 "titulo" => "VIVÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A ANDRAGOGIA E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NAS PRÁTICAS DOCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR PRECISA UTILIZAR MÉTODOS QUE ULTRAPASSEM O QUE TRADICIONALMENTE AS TEORIAS PEDAGÓGICAS OFERECEM. A ANDRAGOGIA SURGE COMO UMA FERRAMENTA QUE POTENCIALIZA AS PRÁXIS NO ENSINO SUPERIOR, CONTRIBUINDO PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. O OBJETIVO É RELATAR A EXPERIÊNCIA DE PÓS-GRADUANDAS EM SAÚDE PÚBLICA NA VIVÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A ANDRAGOGIA E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NAS PRÁTICAS DOCENTES. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DISCENTE NA ÁREA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE, INTEGRADO À FORMAÇÃO STRICTO SENSU, ATRAVÉS DA DESCRIÇÃO DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO NA DISCIPLINA DE ANDRAGOGIA E EDUCAÇÃO EM SAÚDE, OCORRIDO ENTRE MAIO E JUNHO DE 2019. PARA COMPREENDER A PERSPECTIVA DA METODOLOGIA ANDRAGÓGICA DE MANEIRA MAIS AMPLA, FORAM CONSIDERADAS AS VÁRIAS CORRENTES TEÓRICAS QUE A FUNDAMENTAM. PORTANTO, NO PRIMEIRO MOMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA FORAM ESTUDADAS TEORIAS DE APRENDIZAGEM VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO EM ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE. O SEGUNDO MOMENTO FOI BASEADO NAS TEORIAS ESTUDADAS ANTERIORMENTE, COLOCANDO EM PRÁTICA ALGUNS TIPOS DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO. O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM FACILITA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, ATRAVÉS DO DIÁLOGO E INTERAÇÃO ENTRE DOCENTE E DISCENTE, EXPONDO SEUS SABERES E EXPERIÊNCIAS, E A FORMAÇÃO AUTÔNOMA DO ESTUDANTE, ATINGINDO UMA APRENDIZAGEM MAIS FÁCIL, PROFUNDA, CRIATIVA. A EXPERIÊNCIA EM CURSAR A DISCIPLINA CONTRIBUIU PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES TEÓRICO-PRÁTICO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID13802_26092019201357.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHIARA LUBICH MEDEIROS DE FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "CHIARA MEDEIROS" "autor_email" => "chi_medeiros@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62986 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4590 "inscrito_id" => 13802 "titulo" => "VIVÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A ANDRAGOGIA E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NAS PRÁTICAS DOCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR PRECISA UTILIZAR MÉTODOS QUE ULTRAPASSEM O QUE TRADICIONALMENTE AS TEORIAS PEDAGÓGICAS OFERECEM. A ANDRAGOGIA SURGE COMO UMA FERRAMENTA QUE POTENCIALIZA AS PRÁXIS NO ENSINO SUPERIOR, CONTRIBUINDO PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. O OBJETIVO É RELATAR A EXPERIÊNCIA DE PÓS-GRADUANDAS EM SAÚDE PÚBLICA NA VIVÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A ANDRAGOGIA E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NAS PRÁTICAS DOCENTES. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DISCENTE NA ÁREA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE, INTEGRADO À FORMAÇÃO STRICTO SENSU, ATRAVÉS DA DESCRIÇÃO DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO NA DISCIPLINA DE ANDRAGOGIA E EDUCAÇÃO EM SAÚDE, OCORRIDO ENTRE MAIO E JUNHO DE 2019. PARA COMPREENDER A PERSPECTIVA DA METODOLOGIA ANDRAGÓGICA DE MANEIRA MAIS AMPLA, FORAM CONSIDERADAS AS VÁRIAS CORRENTES TEÓRICAS QUE A FUNDAMENTAM. PORTANTO, NO PRIMEIRO MOMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA FORAM ESTUDADAS TEORIAS DE APRENDIZAGEM VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO EM ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE. O SEGUNDO MOMENTO FOI BASEADO NAS TEORIAS ESTUDADAS ANTERIORMENTE, COLOCANDO EM PRÁTICA ALGUNS TIPOS DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO. O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM FACILITA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, ATRAVÉS DO DIÁLOGO E INTERAÇÃO ENTRE DOCENTE E DISCENTE, EXPONDO SEUS SABERES E EXPERIÊNCIAS, E A FORMAÇÃO AUTÔNOMA DO ESTUDANTE, ATINGINDO UMA APRENDIZAGEM MAIS FÁCIL, PROFUNDA, CRIATIVA. A EXPERIÊNCIA EM CURSAR A DISCIPLINA CONTRIBUIU PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES TEÓRICO-PRÁTICO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID13802_26092019201357.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHIARA LUBICH MEDEIROS DE FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "CHIARA MEDEIROS" "autor_email" => "chi_medeiros@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }